6° Congresso Internacional da Abraji bate recorde de público

O 6° Congresso Internacional da Abraji superou em tamanho e número de inscritos todas as edições anteriores

Atualizado em 12/07/2011 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O 6º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) , realizado em São Paulo, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, superou em tamanho e número de inscritos as edições anteriores e consolidou-se como um dos eventos mais importantes sobre jornalismo investigativo no país, segundo o . Foram 800 inscrições de jornalistas e estudantes de todas as regiões do País.
As mesas abordaram temas atuais da profissão como medidas de proteção aos jornalistas, em meio a onda de violência que a categoria sofre durante coberturas de conflitos, principalmente no Oriente Médio e México, sigilo de documentos, jornalismo online, cobertura esportiva e técnicas de reportagem.
Dentre os palestrantes mais esperados - dos 123 convidados para compor as mesas de debate - estavam: o porta-voz do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, David Donald, do The Center for Public Integrity (CPI), Aron Pilhofer, do New York Times, e José Roberto de Toledo, do Estado de S. Paulo. Estava presente o jornalista Andrei Netto, preso na Líbia enquanto fazia a cobertura dos protestos no país.
Hrafnsson declarou-se impressionado com o congresso. "Já estive em outras conferências e essa é uma das maiores e melhor organizadas, com grandes palestrantes. Estou impressionado, é um excelente evento".
Realizado pela Abraji, o encontro tem apoio do Knight Center para Jornalismo nas Américas desde 2005. Neste ano, a associação norte-americana, a maior de jornalismo investigativo do mundo, financiou sessões de treinamento para jornalistas.
Leia Mais