1968 é tema de especial do "Arquivo N" da Globo News

1968 é tema de especial do "Arquivo N" da Globo News

Atualizado em 15/04/2008 às 18:04, por Redação Portal IMPRENSA.

No ano de 1968, o mundo estremecia. Dentre os muitos acontecimentos marcantes, barricadas estudantis tomavam conta de Paris, Martin Luther King era assassinado nos EUA, brasileiros marchavam na Passeata dos Cem Mil pelo fim da ditadura, e o mundo assistia à Guerra do Vietnã.

Passados 40 anos, a Globo News leva ao ar quatro capítulos especiais do "Arquivo N", que tratam do polêmico ano e seus principais fatos. O especial estréia nesta quarta-feira (16), às 23h. Os outros programas serão exibidos nos dias 23 e 30 de abril, e 07 de maio.

Além das pesquisas e do material feitos no Brasil, a equipe da Globo News também esteve na Europa e nos EUA para fazer imagens e entrevistas com grandes nomes, como o sociólogo francês Jean-Pierre Le Goff e o ativista político Tom Hayden. A jornalista Cristina Aragão, que integra a equipe de produção, diz que a idéia do programa é apresentar os fatos sem tomar partido de nenhum dos lados. "O telespectador poderá tirar suas próprias conclusões sobre o que aconteceu no Brasil e no mundo", garante ela.

O programa conta também com imagens de arquivo para relembrar momentos emblemáticos daquele ano, que ficou marcado na memória de quem o viveu e é alvo de curiosidade dos mais jovens. A Globo News também disponibiliza em seu site ( ) um blog do programa, em que os internautas poderão contar suas histórias pessoais, onde estavam e o que faziam em 1968.

Leia mais: