12º Congresso da Abraji terá a pós-verdade como centro das discussões
O 12º Congresso Internacional de Jornalismo investigativo terá a pós-verdade e a credibilidade do jornalismo no centro do debate. Uma mesa de discussão mediada por Angela Pimenta, do presidente do Projor, terá as participações do editor-executivo da Folha de S.
“Pós-verdade” foi eleita pelo Dicionário de Oxford a “palavra do ano de 2016”, definida da seguinte forma: “Trata-se de circunstâncias nas quais os fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e às crenças pessoais”. Esse fenômeno abre espaço para a proliferação de notícias falsas, potencializadas pela facilidade que os meios tecnológicos oferecem para a propagação de ideias.
“[O jornalismo profissional] serve como um detergente contra a intolerância, que infelizmente tende a crescer num clima de polarização política e divulgação de notícias falsas como o que vivemos no Brasil e no mundo hoje”, diz Dávila
A edição deste ano do Congresso da Abraji também trará o editor de gráficos do Vox.com, Javier Zarracina, para falar do modelo de negócio do site norte-americano. A proposta é baseada no “jornalismo de contexto”, no qual as informações publicadas não são apenas apresentadas, mas explicadas por meio de recursos visuais.
Ainda haverá um painel com o chefe de operações da plataforma Blendle, conhecida como “iTunes do Jornalismo”. Chefe do site, Jessica Best vai compartilhar os aprendizados do projeto, criado em 2014 com a proposta de de reunir e distribuir notícias, colunas e artigos de meios da mídia de todo o mundo.
A Abraji também prepaRou intervalos especiais para os participantes do Congresso. Clique para mais informações.
Universidade Anhembi Morumbi
Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, SP
29 e 30 de junho e 1º de julho de 2017
Inscrições até 26 de junho em congresso.abraji.org.br
Saiba mais:






