11º Coneb da UNE aprova resoluções políticas, educacionais e para o movimento estudantil

11º Coneb da UNE aprova resoluções políticas, educacionais e para o movimento estudantil

Atualizado em 18/04/2006 às 09:04, por Fonte: Estudantenet.

O 11º Coneb da UNE entra para história não apenas como o maior já realizado pela entidade em seus 69 anos, mas também como um dos mais importantes. Neste encontro que se encerrou neste domingo, 16/04, os Centros Acadêmicos presentes aprovaram resoluções fundamentais para a luta dos estudantes em defesa da soberania nacional, da educação e, ainda, definiram mudanças fundamentais para aprofundar a democracia nos fóruns da UNE.

Nestes 3 dias de conferências, painéis, debates em grupo, plenárias, foram abordados temas variados (um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil, a integração latino-americana, a luta pela mudança na política macro-econômica, democratização dos meios de comunicação, política energética, o combate à discriminação racial, de gênero e aos homossexuais, a luta em defesa da universidade pública e gratuita, contra a entrada do capital estrangeiro na educação) e muito mais. A UNE lançou, durante o Coneb, duas importantes campanhas: A Amazônia é nossa! e a campanha Nossa Educação Não está à Venda!.

Ao lado disso tudo, os estudantes presentes enfrentaram o desafio de aprovar uma proposta que altera a forma de eleição dos delegados para o Congresso da UNE, fórum máximo de deliberação da entidade e espaço onde é eleita a sua diretoria.

O presidente da UNE, Gustavo Petta, explicou que já existe há algum tempo a idéia de se fazer essa alteração. "O Congresso da UNE se transformou num grande evento juvenil, que reúne cerca de 15 mil jovens pelos critérios adotados até então (os delegados eram eleitos por curso). Organizar um evento desse porte é muito complexo. Poucos espaços no Brasil podem ser utilizados, além do que sua estrutura exige a apliação de uma enormidade de recursos. Outro fator que estimulou o debate para mudar o formato do congresso é que o aprofundamento de debates cruciais para o país, para a educação, e para o movimento estudantil fica inviabilizado com tantas pessoas".

Gustavo nos conta que houve um amplo debate prévio sobre o tema, que envolveu todos os segmentos que participam do movimento estudantil. Várias propostas foram apresentadas e estiveram disponíveis no Estudantenet. Cada qual, a sua maneira, apresentou uma idéia de como envolver um maior número de estudantes nos debates preparatórios ao Congresso e diminuir a partipação nos dias do Congresso em si. A proposta que angariou o apoio da maioria dos Centros Acadêmicos presentes ao Coneb foi a de eleger os delegados por faculdade/universidade, e não mais por curso. A inovação é que cada universidade deverá realizar um amplo processo de debate, e os delegados serão eleitos por voto em urna.