10º GP Ayrton Senna de Jornalismo tem 1.516 matérias inscritas
10º GP Ayrton Senna de Jornalismo tem 1.516 matérias inscritas
A 10ª edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, que tem como tema a Educação para o Desenvolvimento Humano, recebeu 1.516 inscrições, de 682 jornalistas de 217 veículos. Em março, serão divulgados os 15 trabalhos pré-finalistas nas categorias Jornal, Revista, Rádio, TV e Internet, novidade nesta edição.
Os vencedores serão conhecidos em cerimônia que acontece no segundo semestre, em São Paulo, e que também estará homenageando especialmente o tricampeão de F1 que, em 2010, completaria 50 anos.
Do material inscrito, 673 contemplam a categoria Jornal, o que corresponde a 45% do total de matérias, seguidas por Televisão, com 274; Revista, 242; Rádio, 200; e Internet, 127. Já dos 217 veículos participantes, 95 são de veiculação/circulação nacional; 89 de capitais e 33 regionais.
Também na décima Edição será concedido o Prêmio Ayrton Senna - Destaque Educação. Concorrerão ao Prêmio, que não tem valor em dinheiro, o editor que estimulou a sua equipe à discussão das questões relacionadas à educação ou o repórter ou equipe de repórteres cuja matéria tenha contribuído para ampliar o debate sobre o tema ou, ainda, o veículo que em 2008 e 2009 tenha assumido uma postura efetiva em favor da educação.
"O número de inscrições superou as expectativas e mostra que a educação entrou definitivamente na pauta da imprensa brasileira", afirma a presidente do Instituto, Viviane Senna. "Temos cerca de 50% a mais de matérias em relação à edição passada, assim como o dobro de jornalistas inscritos".
Nesta edição, o GP Ayrton Senna de Jornalismo tem como consultor o jornalista e escritor Zuenir Ventura, vencedor de prêmios como Jabuti, Vladimir Herzog e, atualmente, colunista do jornal O Globo .
A seleção das matérias é realizada em duas etapas, para se chegar aos cinco finalistas de cada categoria. As comissões que fazem essa análise são formadas por jornalistas e acadêmicos. A escolha da vencedora de cada categoria é feita pela Comissão
Julgadora, com representantes de grandes veículos de comunicação e especialistas na área de educação. Serão distribuídos R$100 mil em prêmios.






