10ª edição do Prêmio Imprensa Embratel anuncia vencedores
10ª edição do Prêmio Imprensa Embratel anuncia vencedores
Na noite da última terça-feira (21), foram divulgados os vencedores da 10ª edição do Prêmio Imprensa Embratel. Realizada no Rio de Janeiro, a cerimônia premiou 18 trabalhos jornalísticos e homenageou Fernando Barbosa Lima (filho de Barbosa Lima Sobrinho, que dá nome ao maior prêmio do evento), Octales Gonzales (fotógrafo oficial do evento por nove anos) e Antonio Cunha (jurado nacional do Prêmio), falecidos este ano.
Foram 1.231 inscrições de trabalhos jornalísticos, de 1.116 repórteres de todo o país, publicados entre agosto de 2007 a maio de 2008. A grande vencedora da noite - que levou o Troféu Barbosa Lima Sobrinho - foi a série de reportagens "A ditadura nas favelas", produzida Carla Rocha, Dimmi Amora, Fábio Vasconcelos e Sérgio Ramalho, do jornal O Globo .
na categoria Reportagem de Jornal/Revista (Tema Livre), ganhou "Lugar de corrupto não é na cadeia", publicada na revista Época e realizada por Walter Nunes, Guilherme Evelin e Andréa Leal. Em Jornalismo investigativo, os vencedores foram Fábio Diamante e Thiago Bruniera, do SBT, com o trabalho "Cocaína - cidade refém".
Na categoria Reportagem fotográfica, "Retrato trágico do Brasil das armas", de Marcelo Regua, do jornal O Dia , levou o prêmio. Já "Luz, Câmera, Educação", de Carol Medeiros, Daniela Dariano e Flávia Salme também de O Dia , foram os ganhadores da categoria TI, Comunicação e Multimídia - Veículo não-especializado.
Em TI, Comunicação e Multimídia - Veículo especializado, ganhou Rovênia Amorim, do Correio Braziliense , com "A informática na escola". Em Reportagem esportiva, a reportagem vencedora foi "Brasil olímpico", de Marcelo Gomes e José Trajano (ESPN Brasil). Reportagem em emissora de TV teve como vencedor Marcelo Canellas, da TV Globo, com "Terra do meio".
A categoria Reportagem cinematográfica agraciou "Caça ou caçador - operação morro da Coréia", de Rogério Lima, da TV Globo. Em Reportagem Econômica, ganhou "Quando o Brasil cresce - os novos rumos da economia brasileira", de Vicente Nunes, Edna Simão, Luciana Navarro, Ricardo Allan, Marcelo Tokarski, Luciano Pires, Mariana Flores e Luís Oswaldo Grossmann, do Correio Braziliense .
"40 anos de 1968", de Lívia Carla, da Rádio MEC, ganhou em Reportagem de Rádio, e "1808 - A corte no Brasil - os 200 anos da vinda da corte portuguesa ao Brasil e suas conseqüências para a então colônia", de Sandra Moreyra e Mônica Sanches, da Globo News, foi a vencedora de Jornalismo Cultural. A categoria Responsabilidade Socioambiental premiou Silvia Bessa, do Diário de Pernambuco, com "O Brasil que mais vai sofrer com o aquecimento".
Na premiação regional, a reportagem vencedora da Região Norte foi "Arsênio - vidas contaminadas", da jornalista Aline Passos, da TV Record do Pará. Na Região Centro-Oeste, ganharam inicius Jorge Sassine, Deire Assis, Marília Assunção e Carla Borges, do jornal O Popular , com "Pesquisa revela mutações em vítimas do césio". Na Região Nordeste, "Mares, desertos e chuvas do sertão", de Claudio Ribeiro, Demitri Túlio, Luiz Henrique Campos e Rafael Luís, do jornal O Povo , levou o prêmio.
"Infância roubada no campo", de Tiago Eltz, da RPC TV, foi agraciada na categoria Região Sul, e "Fantasmas da Alerj - o escândalo do auxílio educação", de Alfredo Junqueira, Mahomed Saigg e Ricardo Villa Verde, do jornal O Dia , levou o prêmio na Região Sudeste.
O Prêmio Imprensa Embratel conta com o patrocínio da Embratel, através da leis de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Cultura. Além disso, tem o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), além do reconhecimento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da ABI e dos demais sindicatos dos jornalistas de todo o País.
Leia mais






