1001 utilidades
1001 utilidades
Muito se discute a centralização dos serviços em uma só agência, o que, para alguns, pode resultar em maior eficiência e redução de custos em processos administrativos e operacionais, além de contribuir para um atendimento de melhor qualidade. Agregar num só lugar marketing, assessoria de imprensa, criação, comunicação digital, serviços gráficos e outras funções representa o pacote que muitas empresas têm oferecido ao mercado. Entretanto, questiona-se tal medida do ponto de vista da qualificação especializada, principalmente sobre as agências de 360º, que acabam acumulando atividades distintas.
PERGUNTA: MANOELA AMARO / DIRETORA DE MARKETING DA TAM
Considerando as diversificações de meios vs. objetivos de comunicação que um cliente cada vez mais pode demandar, é viável, em termos estratégicos e financeiros, o atendimento completo realizado por uma única agência?
GIULIANO PEREIRA / DIRETOR DE PLANEJAMENTO E MÍDIA DA J3P
Entendo que a natureza do trabalho de uma agência é solucionar os problemas de comunicação do cliente. E isso pode e deve ser feito de múltiplas formas, cabendo à agência e aos seus profissionais realizar esse estudo e recomendar a melhor estratégia, combinando todo o mix de possibilidades. Financeiramente, acredito que todo cliente se sinta mais confortável quando sabe que é atendido por uma empresa capaz de entender suas necessidades.
LUCIANA DALTRO / SUPERVISORA DE MÍDIA DA QUÊ COMUNICAÇÃO
Nesse cenário, a base para um atendimento eficaz ao cliente é a utilização de ferramentas de pesquisas que analisem a variedade de opções existentes e dêem suporte à segmentação para que não percamos a rentabilidade e eficácia de um planejamento de mídia. O valor desses estudos é alto e, financeiramente, pode ser questionado pela empresa, mas estrategicamente é importante, pois o consumidor atual é bombardeado de informações 24 horas por dia e é fundamental ir "direto ao ponto".
FERNANDO ELKIS / SÓCIO-DIRETOR DA MARKETING18
Com o número crescente de alternativas de mídias - e com as diversas maneiras de atingir o público no momento ideal, de um modo não abusivo e com a mínima dispersão possível -, as empresas estão cada vez mais diversificando seus investimentos. Paralelamente, estão mais exigentes com o retorno que cada ação trará. Por mais diversificada que seja uma agência, o resultado do cliente jamais será o mesmo se não houver agências segmentadas e especializadas.
LUCIANO VAZ / DIRETOR DE INTERATIVIDADE DE MÍDIA DA FISCHER+FALA
Quanto mais integrada for a comunicação, melhor será o resultado. Quando se trabalha em sinergia, as diversas ferramentas do marketing - a partir de um conceito estratégico único - terão comunicação mais efetiva no sentido de ajudar o cliente a atingir seus objetivos. Dentro dessa visão, acreditamos que a solução estratégica pode, sim, ser desenvolvida por uma única agência, mesmo que ela não execute o todo. A vantagem é que, ao pensar o problema do cliente de forma integrada, contemplando toda a diversidade dos pontos de contato, mais eficaz será a comunicação, e os investimentos serão otimizados.






