Google construirá cabo de fibra óptica para ligar o Brasil aos Estados Unidos

Estrutura terá 10 mil quilômetros de extensão e ligará a cidade de Flórida a Santos e Fortaleza. Projeto foi possível por meio de parcerias.

Atualizado em 13/10/2014 às 15:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Com uma estrutura de 10 mil quilômetros de extensão, o Google vai construir um cabo de fibra óptica para ligar o Brasil aos Estados Unidos. A ferramenta conectará o bairro de Boca Raton, na Flórida, a duas grandes cidades na costa brasileira: Santos e Fortaleza. O projeto foi possível graças às diversas parcerias com operadoras de telecomunicações, feitas por meio de um consórcio multinacional.
Segundo a Zero Hora , o sistema custará "dezenas de milhões de dólares", e será construído e operado pela Algar Telecom (Brasil), pela Antel (Uruguai), pela Angola Cables e pelo próprio Google. O cabo deve contar ainda com um reforço para evitar que ele seja destruído por tubarões e animais marítimos que trafegam no oceano. Em comunicado, a empresa de tecnologia destaca a iniciativa.
“Com quase 300 milhões de usuários de internet, a América Latina tem hoje um número maior de pessoas online do que offline. A região é um dos locais do mundo em que o crescimento da população conectada se dá mais rápido”, declara Cristian Ramos, gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura do Google.

O assunto foi abordado durante um evento da empresa que controla o servidor de buscas em agosto. Por meio do gerente de produtos Dan Belcher, a companhia reafirmou seus esforços para que os cabos submarinos sejam resistentes, e uma prova disso seria a utilização do kevlar para reduzir os danos causados por mordidas de tubarões. Assista ao vídeo: