"Washington Post" divulga ranking dos sites mais populares da web desde 1996

Gráficos mostram evolução e mudanças na rede mundial de computadores nos últimos 18 anos.

Atualizado em 30/12/2014 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal norte-americano The Washington Post , em parceria com o instituto de consultoria comScore, realizou um levantamento dos 20 websites mais populares de cada ano desde 1996. Os gráficos mostram a evolução e as mudanças de interesse entre os usuários da rede mundial de computadores nos últimos 18 anos.
Crédito:Reprodução Sites de jornais e emissoras de TV quase não têm destaque nas listas
Segundo a Folha de S. Paulo , os sites mostrados englobam também suas plataformas associadas. A popularidade do Google, por exemplo, é medida em conjunto com a do YouTube; enquanto a do Facebook traz dados do Instagram, e assim por diante.
No primeiro ano da medição, os cinco primeiros colocados são AOL, Webcrawler, Netscape, Yahoo e Infoseek. A partir do ano seguinte, Yahoo sobe para a segunda colocação e assim permanece até 2003, quando assume a liderança do ranking.
O Google aparece pela primeira vez nos gráficos em 2001, na 11ª posição. No ano seguinte, já é o quarto colocado, tirando o Yahoo do topo apenas em 2008. Já o Facebook surge em 2007, em 17ª, e subindo seis posições no ano seguinte.
Na última medição, de 2013, os cinco sites mais populares do mundo são Yahoo, Google, Microsoft, Facebook e AOL. O jornal mais bem colocado a aparecer na lista é o New York Times , em 14º no ano de 2011. Desde então, nenhuma publicação impressa aparece no ranking. A emissora de TV CBS consegue a 9ª colocação na última medição.
Todos os gráficos podem ser conferidos neste (em inglês).