TVs dos EUA veiculam anúncios de bebidas alcoólicas por conta da crise publicitária
TVs dos EUA veiculam anúncios de bebidas alcoólicas por conta da crise publicitária
Motivadas pela crise de anunciantes do mercado publicitário, emissoras dos EUA quebram embargo voluntário à propaganda de bebidas alcoólicas e voltam a permitir sua veiculação.
A primeira apariação, em rede nacional, deste tipo de anúncio ocorreu durante a transmissão, pela rede CBS, da 51ª edição do Grammmy Awards, no último domingo (8). A rede veiculou comercial da marca de vodca Absolut. A ação da emissora gerou polêmica por parte de advogados que argumentaram que as pessoas abaixo dos 21 anos são expostas a muita publicidade de bebidas alcoólicas .
O site português DN Online informou que, em 2001, a rede NBC tornou-se a primeira cadeia de televisão a colocar publicidade em um dos seus programas, o "Saturday Night Live", ao promover a vodca Smirnoff. O episódio gerou enorme polêmica no país por conta das diversas campanhas de conscientização sobre os perigos do consumo excessivo de álcool lançadas à época. A rede não resistiu a pressão de grupos de advogados e do próprio Congresso norte-americano e retirou o comercial do ar. Apesar dos protestos, a rede ainda tentou seguir com a veiculação deste tipo de publicidade através das suas filiadas.
O site Adweek informou que a CBS declarou que não há qualquer determinação por parte da rede em relação aos anúncios e que cabe aos seu filiados julgar se devem ou não veicular anúncios que incentivam o consumo de álcool.
Leia mais






