TVs dos EUA veiculam anúncios de bebidas alcoólicas por conta da crise publicitária

TVs dos EUA veiculam anúncios de bebidas alcoólicas por conta da crise publicitária

Atualizado em 12/02/2009 às 16:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Motivadas pela crise de anunciantes do mercado publicitário, emissoras dos EUA quebram embargo voluntário à propaganda de bebidas alcoólicas e voltam a permitir sua veiculação.

A primeira apariação, em rede nacional, deste tipo de anúncio ocorreu durante a transmissão, pela rede CBS, da 51ª edição do Grammmy Awards, no último domingo (8). A rede veiculou comercial da marca de vodca Absolut. A ação da emissora gerou polêmica por parte de advogados que argumentaram que as pessoas abaixo dos 21 anos são expostas a muita publicidade de bebidas alcoólicas .

O site português DN Online informou que, em 2001, a rede NBC tornou-se a primeira cadeia de televisão a colocar publicidade em um dos seus programas, o "Saturday Night Live", ao promover a vodca Smirnoff. O episódio gerou enorme polêmica no país por conta das diversas campanhas de conscientização sobre os perigos do consumo excessivo de álcool lançadas à época. A rede não resistiu a pressão de grupos de advogados e do próprio Congresso norte-americano e retirou o comercial do ar. Apesar dos protestos, a rede ainda tentou seguir com a veiculação deste tipo de publicidade através das suas filiadas.

O site Adweek informou que a CBS declarou que não há qualquer determinação por parte da rede em relação aos anúncios e que cabe aos seu filiados julgar se devem ou não veicular anúncios que incentivam o consumo de álcool.

Leia mais