TV Rá Tim Bum comemora cinco anos com mais de 2,5 milhões de assinantes em todo Brasil
TV Rá Tim Bum comemora cinco anos com mais de 2,5 milhões de assinantes em todo Brasil
Em 12 de dezembro, a TV Rá Tim Bum celebra cinco anos e o balanço é dos mais positivos. Hoje, o primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura conta com mais de 2,5 milhões de assinantes em todo Brasil e é transmitido por 30 operadoras, entre elas Net, Sky, TVA, Oi e Embratel.
Na grade de programação do canal a garotada encontra, além de atrações consagradas como Castelo Rá Tim Bum e Mundo da Lua, produções inéditas e animações que estimulam a imaginação. Somente este ano, a emissora levou ao ar 11 novas atrações - "O papel das histórias", "Escola de princesinhas", "Kiara e os Luminitos", "Gelê", "Traçando arte", "Portuguesitos Esporte Clube", "Cocoricó 2009", "Quarto de Jobi", "Reciclados', "Álbum da natureza" e "Bichos".
Em 2010 está prevista a estreia de 12 séries inéditas, incluindo dez animações, sete produções próprias e quatro co-produções, o que confirma a aposta do canal na animação brasileira. No próximo ano, as crianças vão curtir os infantis: "Carrinhos", "Meu bebê", "Isso disso", "Física divertida", "A mansão assombrada do professor Ambrósio", "Nilba e os desastronautas", "As aventuras de Sidney", "O papel das histórias - 2ª temporada", "Viagem ao corpo humano", "Dr. Raio X", "Pequenos cientistas - 2ª temporada" e "Arrepiando a música".
O segredo para manter o sucesso, segundo Mauro Garcia, diretor do canal, é "apostar numa programação que mescla educação, cultura, informação e entretenimento". A meta para daqui a cinco anos, segundo Garcia, é transformar a TV RTB em referência no que diz respeito à animação. "Vamos continuar investindo fortemente nesse segmento, buscando novas linguagens e texturas, como em O papel das histórias (em que papel cortado dá vida aos personagens)".
Uma campanha publicitária institucional foi criada pela house da Fundação Padre Anchieta, a Cultura Feita em Casa, para comemorar o quinto aniversário do canal, reforçando as estreias e os conteúdos 100% brasileiros.
Ainda em dezembro, o site da TV Rá Tim Bum ganha novo layout e dois novos jogos do Cocoricó: um do Astolfinho, que trabalha números e letras; e o outro com diversos personagens da turma do paiol em uma sequência que testa a capacidade de memorização do jogador.
A TV RTB ainda preparou a estreia da animação Traçando Arte, no dia 5/12, e uma grade de programação totalmente repaginada, dividida em blocos temáticos. Assim, de segunda a sexta-feira, os programas da TV Rá Tim Bum estarão reunidos em diferentes faixas de interesse - Pais e filhos, Rá Tim Bum histórias, Rá Tim Bum mundo animal, Rá Tim Bum responde, Família Rá Tim Bum, Rá Tim Bum criatividade, Hora animada, Rá Tim Bum é da hora - Novas temporadas e Especiais Rá Tim Bum.
Já aos sábados, a disposição da grade permanece inalterada, mas com uma grande novidade a partir do dia 5/12: a estreia da animação Traçando Arte, uma série que busca apresentar ao público infantil um pouco da obra e da biografia de grandes pintores brasileiros. Para isso, o programa se vale de dois protagonistas: Trácio e Jean Pierre - traças de personalidades opostas que vivem em um museu. Cada programa trata de um artista diferente, mas com uma estrutura similar: Jean Pierre - uma traça culta e conhecedora de arte - percorre os corredores do museu ao lado de Trácio - uma traça glutona e artisticamente ignorante que tenta comer toda e qualquer tela que aparece pela frente. Para desviá-lo da idéia de devorar as obras, Jean Pierre conta a história do artista responsável e explica sua importância para a arte.
A série, apresentada aos sábados e domingos em quatro horários - 10h, 15h, 20h05 e 4h (madrugada) -, conta com a dublagem do chef francês Oliver Anquier (como Jean Pierre) e do ator Nestor Chiesse (como Trácio).
Administrada pela Fundação Padre Anchieta, a TV Rá Tim Bum é o primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura. Com produção inteiramente nacional, sua programação mescla educação, cultura, informação e entretenimento. No ar desde dezembro de 2004, o canal conta com a expertise de consagrados roteiristas, diretores, atores, pedagogos e técnicos que deram à TV Cultura mais de 200 prêmios nacionais e internacionais - entre eles três Emmys pela programação infantil - e também com o talento e a criatividade de produtores independentes.






