RSF pede asilo a jornalista mexicano libertado pelo governo dos EUA
RSF pede asilo a jornalista mexicano libertado pelo governo dos EUA
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou um comunicado na última sexta-feira (30), em que pede exílio político ao jornalista mexicano Emílio Gutierreza Soto, libertado pelas autoridades norte-americanas em El Paso, no Texas. Segundo a RSF, o pedido tem embasamento na "situação dramática em que se encontram os jornalistas na fronteira entre México e Estados Unidos".
"Emílio Gutierrez permaneceu detido sete meses sem representar ameaça alguma para a segurança dos Estados Unidos e suas atividades o expõem a uma ameaça real, em uma região que se encontra entre as mais perigosas do México (...) Desejamos que os serviços de imigração encontrem uma saída favorável à demanda de asilo a Gutierrez. Devolvê-lo ao México significaria condená-lo à morte", diz o comunicado.
Gutierrez, que trabalha como correspondente no jornal El Diário en Ascension , atravessou a fronteira em direção aos EUA em 15 de junho de 2008, após receber ameaças de autoridades militares mexicanas. Desde então, o jornalista fora mantido preso em uma unidade de detenção para imigrantes no Texas. Com a libertação, concedida em condicional na última quinta-feira (29), Gutierrez aguardará o parecer judicial sobre o caso ao lado do filho, Oscar, também refugiado em território norte-americano.
Leia Mais
-
-






