Rede Globo anuncia adequação da grade ao fuso horário
Rede Globo anuncia adequação da grade ao fuso horário
Na noite da última segunda-feira (07), a TV Globo divulgou nota, na qual anunciou que a partir desta terça-feira (08), todas as suas afiliadas situadas em Estados com fuso horário diferentes do de Brasília (DF) terão sua programação atrasada em uma ou duas horas, em relação à programação nacional.
De acordo com o comunicado, a Globo terá duas grades de programação básicas, que terão mudanças de horário, mas que preservarão a exibição dos programas da grade e comercialização de anúncios em mercado nacional. Essa exibição não será, necessariamente, simultânea.
Já o futebol, por exemplo, que é exibido às quartas-feiras, os jogos para os fusos diferenciados não serão ao vivo, já que coincidem com o horário da novela. Assim, haverá um filme depois da novela e, antes que seja exibido o "Jornal da Globo", será e mostrado um compacto da partida.
A batizada "rede fuso" funcionará de segunda a sábado, já que aos domingos, a programação é livre, então seguirá grade nacional. A rede fuso é composta é por emissoras dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e oeste do Pará. No Acre, a TV de Rio Branco, que tem duas horas de atraso, terá sua programação pré-gravada e exibida em horário local.
Embora a Rede Globo tenha anunciado as mudanças na noite de segunda, a portaria do Ministério da Justiça previa que as mudanças passassem a ocorrer na própria segunda, não na terça-feira (08), como procedeu a emissora.






