Projeto oferece recompensas para jornalistas que compartilharem pedidos via LAI

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil (TB) estão realizando uma parceria que dará a jornalistas e veículos de comunicação cinco consultorias sobre acesso a informação e um ano de associação gratuita à Abraji.

Atualizado em 28/12/2022 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.


Para ganhar os benefícios, os candidatos deverão compartilhar pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI). O intuito é alimentar a plataforma da iniciativa, que integra o projeto Achados e Pedidos e funciona como um repositório de pedidos e respostas via LAI. Para participar é necessário se inscrever via edital até 31 de janeiro. Crédito: Reprodução Achados e Pedidos Outro objetivo da iniciativa é prolongar a vida útil de pedidos via LAI e ajudar outras pessoas (jornalistas, pesquisadores, ativistas e cidadãos em geral) a acionarem corretamente esse dispositivo legal.
O projeto também vai produzir e publicar suas próprias investigações jornalísticas, com foco na transparência pública na área socioambiental, na queda histórica da regularização fundiária de territórios quilombolas e nos problemas na administração da Funai.
Para acessar o edital, .