Programa "Brasilianas.org", apresentado por Luís Nassif, estreia na TV Brasil

Programa "Brasilianas.org", apresentado por Luís Nassif, estreia na TV Brasil

Atualizado em 04/03/2010 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Discutir políticas que podem ajudar o desenvolvimento do país e a qualidade de vida do cidadão brasileiro é a proposta do"Brasilianas.org", programa de debate apresentado pelo jornalista Luís Nassif, que estreia no dia 8 de março na TV Brasil, às 22h. Toda segunda-feira e, com a participação do telespectador, uma política pública estará em discussão na emissora.

A ideia do "Brasilianas.org" é reunir informação e conteúdo sobre programas e políticas públicas diretamente ligadas à realidade brasileira e promover um ambiente híbrido em que televisão e internet se complementem. Caberá ao provocar e trazer os problemas à tona. Já o "Brasilianas.org" terá como missão principal filtrar os pontos de maior interesse público e convidar representantes dos diversos setores da sociedade brasileira ao debate.

No programa de estreia, o tema em discussão será indústria e tecnologia de defesa militar. Setores que, além de associados às questões de soberania e autonomia, são importantes para garantir o aprimoramento em pesquisa e desenvolvimento, como também a presença do Brasil no mercado internacional.

No centro da conversa, a Estratégia Nacional de Defesa, documento aprovado em dezembro de 2008 e que deve reger todas as ações sobre o setor; as transferâncias tecnológicas entre Brasil e outros países, o papel da indústria, das Forças Armadas e dos centros de pesquisa.

O "Brasilianas.org" mostrará também o aparato tecnológico que permite vigiar a Amazônia do céu e a adaptação dessa tecnologia para o uso civil, como é o caso do GPS e do material teflon. O programa debaterá também as perguntas enviadas pelo internauta ao site.

Participam do primeiro "Brasilianas.org" o Contra-almirante Arthur Campos, diretor do departamento de ciência e tecnologia do Ministério da Defesa; o General Minnicelli, chefe do Centro Tecnológico do Exército; e Cláudio Lucchesi, que é diretor da revista Asas .

O programa tem também as presenças de André Martirani, especialista em estratégia militar para a gestão de negócios; Peterson Ferreira da Silva, mestrando em Relações Internacionais pelo programa San Tiago Dantas e pelo Pró-Defesa; Fábio Machado, pesquisador da área de indústria bélica e Mariana Ruivo, que tem estudos sobre segurança e defesa.