Premiada no Professor IMPRENSA ressalta importância de projetos ligados ao fotojornalismo

Mais do que reconhecimento, a conquista do Professor IMPRENSA é um estímulo para continuar inovando e apostando na formação de novos comunicadores.

Atualizado em 04/12/2018 às 17:12, por Marta Teixeira.

Crédito:Divulgação

Vencedora na categoria pela região Nordeste, ela é responsável pelo Labium Imagem, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A iniciativa funciona como uma verdadeira agência de imagens, disponibilizando gratuitamente fotografias para uso exclusivo da imprensa.


Registrado como projeto de extensão, o Labium Imagem reúne material produzido por alunos ou ex-alunos da disciplina de fotojornalismo do curso de jornalismo da instituição. Para os estudantes, é uma oportunidade de desenvolver a narrativa jornalística através da imagem.


Na conquista da premiação, Janayna identifica um estímulo extra para os que estão comprometidos com a formação das próximas gerações de educadores. "É um incentivo importante, especialmente em um momento sensível como este vivido pelas universidades públicas no Brasil. Além disso, iniciativas voltadas ao ensino do fotojornalismo são escassas, embora a imagem seja onipresente na mídia", diz a educadora, que ainda na fase de indicação destacou a importância de projetos como esse pelo qual é responsável. "Considero o veículo laboratório como parte essencial do processo de aprendizagem do corpo discente, ainda mais em se tratando de jornalismo. O projeto Professor Imprensa tem contribuído de forma sensível para estimular esse empenho pela melhoria dos cursos."


No processo de formação profissional, Janayna destaca o compromisso com a verdade, busca pela qualidade do conteúdo e dedicação a fazer do jornalismo uma ferramenta de reflexão e transformação social como os três pilares fundamentais.


Sobre o projeto

Promovido pelo Portal IMPRENSA, o projeto está em sua 4ª edição e reconhece os professores que constroem o futuro da comunicação no Brasil por meio de seus alunos.

O Professor IMPRENSA é o único título que o docente de comunicação recebe que leva em conta o relacionamento, a confiança e parceria no processo de aprendizagem profissional. Apontamos nesta homenagem a diferença que o professor faz na vida acadêmica e profissional dos estudantes.

Esta edição conta com o apoio da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação, da ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, e da ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

No site , conheça os vencedores desta edição e confira os depoimentos dos professores indicados comentando os principais desafios que identificaram como docente no curso de comunicação, e as oportunidades junto aos alunos.