Prédios da região central de SP são tema de mostra de fotografia na Galeria Olido
Prédios da região central de SP são tema de mostra de fotografia na Galeria Olido
Será aberta dia 15 de abril, no primeiro andar da Galeria Olido, em São Paulo, a exposição "Habite-se", que vai reunir diferentes olhares sobre o cotidiano dos prédios São Vito e Mercúrio.
Localizados próximo ao Parque Dom Pedro II, os edifícios são considerados dois dos principais símbolos da degradação do centro de São Paulo e foram desapropriados pela prefeitura nos últimos anos.
Com curadoria de Rita Toledo Piza, a exposição vai apresentar trabalhos de sete artistas que se dedicaram a observar os locais e fizeram retratos dos moradores e fotos do cotidiano. Duas instalações em vídeo e uma cenografia vão proporcionar ao espaço uma ambientação que remeterá os visitantes ao dia-a-dia dos prédios.
As imagens do São Vito começaram a ser reunidas em 2003, quando a documentarista Camila Mouri iniciou um trabalho de filmagem que duraria 12 meses. Na mesma época, o fotógrafo Gui Mohallem dedicou-se ao local também.
Já o registro do Mercúrio começou em 2008, quando foi desapropriado; na ocasião, três fotógrafos do grupo Garapa acompanharam o processo. Todos os artistas destacaram a peculiaridade das relações estabelecidas entre os moradores e a sua relação com a cidade.
A Galeria Olido fica na Av. São João, 473, 1º andar, Centro. Tel: 3331-8399.
Leia mais






