Pela primeira vez, jornalista apresenta telejornal sem véu na Arábia Saudita

Emissora pública afirma que fato não irá ocorrer novamente. Aparição de jornalista sem véu islâmico foi repercutida por internautas árabes.

Atualizado em 05/08/2014 às 13:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Um telejornal da emissora pública árabe Al Ekhbariya foi apresentado por uma jornalista sem a utilização do tradicional véu islâmico. A situação, inédita no País, foi repercutida por internautas e dividiu a opinião dos telespectadores.
Crédito:Reprodução Mudança gerou polêmica entre os telespectadores
Segundo o TVi24h, apesar de mulheres aparecem muitas vezes na televisão sem véu, está é a primeira vez que isso acontece numa emissora de propriedade do Estado. Há dez anos, o mesmo canal também foi o responsável por dar espaço à primeira apresentadora de notícias no País.
Após a transmissão, que ocorreu na semana passada, alguns internautas classificaram a situação como uma “chicotada psicológica”. Outros avaliaram a transmissão como fora do comum e disseram que a coragem da repórter foi um passo dado em direção à liberdade pessoal e aos direitos das mulheres. No entanto, o canal Al Ekhbariya afirma que o fato não se repetirá.
Em comunicado, o porta-voz Saleh Al Mughailif minimizou a importância do acontecimento, pois a jornalista era simplesmente “uma correspondente a ler as notícias a partir de um estúdio na Grã-Bretanha”. “Ela [a jornalista] não estava num estúdio na Arábia Saudita, por isso não houve transgressão dos nossos valores e dos sistemas do país”, disse o assessor.

Assista ao vídeo: