Para editor do NYT, ferramentas da web geram oportunidades para jornais
Para editor do NYT, ferramentas da web geram oportunidades para jornais
Atualizado em 10/11/2010 às 11:11, por
Redação Portal IMPRENSA.
Para editor do NYT , ferramentas da web geram oportunidades para jornais
| Divulgação |
| Aron Pilhofer |
Pilhofer veio ao Brasil para participar de um encontro sobre jornalismo digital e novas mídias, promovido pelo portal Terra e pelo grupo Itaú Cultural. Para o editor, a interação entre a notícia e recursos gráficos - como infográficos - na Internet representaria o "futuro", mas não significa que o jornalista se especializará na edição e programação de vídeos ou outras ferramentas próprias da rede, informa a Folha de S.Paulo .
"O mais importante é entender as oportunidades", afirmou o profissional. "Você não tem de ser fotógrafo ou cinegrafista, mas tem que entender as possibilidades que esses recursos trazem." Para Pilhofer, a suposta "aura de mistério" que envolve a Internet deve ser superada pelo jornalista e pelas redações dos jornais.
Sobre o futuro do veículo impresso, o editor do NYT disse que o "papel ainda é o foco principal" da publicação, mas que não se deve desconsiderar o crescimento da web: "Cinco anos atrás, não havia blog, e o espaço para comentários gerava controvérsia. Não vai demorar para que as duas áreas tenham igual importância. Mas o jornal impresso vai existir ainda por muito, muito tempo", declarou.
Pilhofer também deu exemplos de como a interação entre impresso e virtual pode atrair mais leitores: "No dia da eleição do Obama, criamos uma ferramenta chamada Word Train ["Trem de Palavras", em tradução livre] e convidamos as pessoas a escrever, em uma palavra, o que sentiam naquele momento. (...) Fugimos da cobertura tradicional, em que a gente vai para a rua entrevistar eleitor. E produzimos um espaço para o leitor construir suas próprias histórias, em tempo real", explicou.
Para Janet Robinson, CEO do NYT , é necessário adotar uma estratégia para manter o jornal aberto para mecanismos de busca e mídia sociais, considerada por ela como essencial para o sucesso do modelo pago do veículo. Em entrevista ao Les Echo , em outubro, Janet disse que espera que a interação entre as mídias ajude a manter a audiência e a receita publicitária da publicação.
Leia mais
-
-
-






