Sinjor-PA: Sindicato formaliza pedido de esclarecimentos para a Prefeitura de Belém 

Sinjor-PA: Sindicato formaliza pedido de esclarecimentos para a Prefeitura de Belém 

Atualizado em 18/01/2007 às 17:01, por Fonte - Sindicato dos Jornalistas do Pará.

Sinjor-PA: Sindicato formaliza pedido de esclarecimentos para a Prefeitura de Belém O Sindicato dos Jornalistas do Pará (SINJOR-PA) encaminhou, nesta quinta-feira (18/01), ofício ao Prefeito de Belém, Duciomar Costa, com cópia para responsável pela Comunicação na administração municipal, Silvia Randel. No documento, pede que o prefeito apure denúncias de que situações recorrentes, no Núcleo de Imprensa e Documentação (NID) da Coordenadoria de Comunicação (Comus) da Prefeitura, estariam colocando em xeque princípios éticos e cerceando o exercício profissional e a liberdade de informação garantidos na Constituição Brasileira.

No que se refere aos princípios éticos, a informação que o SINJOR-PA recebeu é que os assessores que passaram pelo NID "seriam orientados a não prestar as informações solicitadas pelos meios de Comunicação e a impedir de diversas formas à veiculação de notícias referentes aos órgãos da Prefeitura". Outra denúncia de associados que preocupa o sindicato é de que "haveria uma pessoa dentro do NID observando permanentemente o trabalho dos jornalistas".

"Lembramos que estas situações, se procedentes, atentam contra a ética jornalística e representam desrespeito ao profissional e ao jornalismo, inclusive o exercido em uma assessoria de imprensa", ressalta o ofício, lembrando que o Sinjor-PA é uma entidade legalmente constituída para fins de defesa, proteção e representação da categoria dos jornalistas no Estado. "Por isso, pedimos que vossa excelência apure estas denúncias e que esclareça ao Sinjor-PA sobre a veracidade destas reclamações de associados. Aguardamos retorno o quanto antes", finaliza o documento.