Opinião: A tosca "ligação" entre Steve Jobs e a Mulher Maçã

Semana passada, a morte precoce de Steve Jobs, fundador da Apple, repercutiu no mundo inteiro. Jobs, conhecido por seu espírito empreendedore criatividade, foi o grande responsável por uma "virada", que levou a Apple a alcançar o posto de empresa mais valorizada do mundo neste ano.

Atualizado em 10/10/2011 às 14:10, por Thaís Naldoni.

O falecimento do ex-executivo-chefe da empresa rendeu uma infinidade de matérias, repercussões, vídeos com frases que passaram na TV à exaustão...


No entanto, acho o fim da picada quando gente sem nenhum propósito tenta usar de uma notícia dessas para se promover. Mais ainda, quando o "gancho" existente entre uma coisa e outra é absolutamente inexistente. Me digam: o que tem a ver a morte de Steve Jobs com a Mulher Maçã?


A resposta é tão clara que até ofusca a vista. Mas, ainda assim, Gracy Kelly - a "Mulher Maçã" - achou que pudesse "capitalizar" a morte de Jobs. Na última quinta-feira (06/10), foi enviado um release à imprensa, no qual ela lamentava a morte do fundador da Apple e o agradecia por ele ter tido a ideia de usar a maçã como símbolo da companhia, já que aquele era "seu apelido desde a adolescência".


Entre os disparates linguísticos (o release era um festival de erros de português), o texto ressaltava a "coincidência" de Gracy começar a aparecer na mídia como Mulher Maçã no mesmo ano da ascensão da Apple... ou seja, se a empresa foi criada em 1970, Maçã até que está bem conservada, né?


O mais grave dos erros, porém, tem a ver com a grafia do nome de Jobs. Steve, na nota distribuída à mídia, foi grafado como "Esteve". Vou falar: senti uma vergonha incrível só por ler um absurdo desses.


O fato é que, certamente, o bendito "comunicado de pesar" não foi ideia somente de Gracy Kelly. É bem óbvio que houve os conselhos - geniais, diga-se - de algum assessor seu, que se diz "assessor de imprensa". Ele, na ânsia de "pegar o gancho" e fazer uma "super ação de imagem", acabou expondo a cliente ao ridículo. E bota ridículo nisso. Tomara que não haja mais nenhuma ideia incrível e que eles deixem que Steve (sem o E na frente) descanse em paz.


PS : Quer ler o release na íntegra? Veja abaixo. Ressalto que os erros de português foram mantidos.


"Gracy Kelly a mulher maca se sentiu tocada com a morte de Esteve Jobs. Ela acredita que boa parte de seu sucesso nacional e principalmente internacional tem haver com o simbolo da apple que vem a ser uma maca . No ano em que comecou a aparecer na midia como a mulher maca por coincidencia foi o mesmo da ascencao da empresa americana. Mesmo nunca tendo conhecido esse genio inventor de grandes modernidades ela se sente profundamente agradecida pelo maca vir a ser o simbolo da empresa que vem a ser seu apelido desde adolescente. Ela promete fazer uma nova tatuagem com o simbolo da apple para eternizar o seu agradecimento".


Para ler as colunas anteriores, .