Magnata da imprensa reconhece controle editorial de seus jornais

Magnata da imprensa reconhece controle editorial de seus jornais

Atualizado em 26/11/2007 às 09:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Rupert Murdoch, magnata da imprensa dono do grupo News Corporation, revelou à Comissão de Parlamento britânico que detém controle editorial sobre a linha política nacional e européia de dois tablóides britânicos de sua propriedade.

Murdoch informou, no último sábado (24), à agência britânica de notícias PA, que é o responsável por decidir qual partido político devem apoiar o sensacionalista The Sun (jornal de maior tiragem da Inglaterra) e o dominical News of World em caso de eleições gerais e também relacionados à União Européia.

De acordo com a agência de notícias EFE, por influência de Murdoch, os jornais The Sun e News of World mantiveram postura favorável à Guerra do Iraque, comportamento hostil em relação a Bruxelas e à moeda comum européia. Já em relação ao The Times e The Sunday Times , disse que, apesar de às vezes se interessar pelo o que estes fazem, não dá instruções políticas ou interfere em seu trabalho, já que é "proibido" por lei.

Murdoch declarou que nomeia os diretores do The Sun e News of World , mas as nomeações são analisadas por conselhos administrativos independentes.

As declarações de Murdoch fazem parte da minuta da reunião que ocorreu na última sexta-feira (23) entre o magnata e a Câmara dos Lordes, encarregada de investigar a propriedade dos meios de comunicação britânicos.