Jornalista dominicano acusado de difamação é solto da prisão

O jornalista José Agustín Silvestre de los Santos,da República Dominicana, foi posto em liberdade após ter sido preso ... Leia nota completa no Portal IMPRENSA

Atualizado em 07/06/2011 às 12:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista da República Dominicana, José Agustín Silvestre de los Santos, foi posto em liberdade na última sexta-feira (3), após ter sido preso por injúria e difamação, no dia 30 de maio, informa o site da . Santos ficou detidos por seis dias. Pagou fiança de 200 mil pesos (em torno de 5250 doláres) e pôde sair da prisão.
"Gajo", como é conhecido, trabalhava no programa "Voz de La Verdad", da emissora regional Cana TV. O jornalista teria indicado em seu programa conexões entre o procurador fiscal da província La Romana, José Polanco Ramírez, com o narcotráfico. Sua casa, pouco depois, foi alvo de tiros disparados por homens desconhecidos. Apesar da libertação, o jornalista precisa apresentar-se às autoridades a cada 30 dias, enquanto dura o processo.
Santos apresentou-se voluntariamente à Câmara Penal do Distrito Judicial de La Romana para ser julgado, e, no dia 27, recebeu uma ordem de prisão efetiva, por três meses. À época, a ONG RSF repudiou a prisão do jornalista e pediu sua libertação imediata.