Imprensa oficial chinesa critica Senado dos EUA por lei de pressão cambial

A agência de notícias oficial da China, a Xinhua, publicou críticas ao governo estadunidense e atacou o Senado norte-americano por causa de uma proposta para pressionar a lei cambial chinesa, no último domingo (2), noticia a agência Reuters.

Atualizado em 03/10/2011 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

da China, a Xinhua, publicou críticas ao governo dos EUA e atacou o Senado norte-americano por causa de uma proposta para pressionar a lei cambial chinesa, no último domingo (2), noticia a agência Reuters.
"Isso se tornou uma prática comum - quando a economia (dos EUA) está desacelerada, sempre que uma eleição está chegando, surgem vozes por todas as partes dos Estados Unidos pedindo o aumento do yuan", afirmou a Xinhua.
Segundo a agência, a proposta de lei que prevê direitos compensatórios a empresas norte-americanas, como forma de proteção contra países com moedas desvalorizadas, mira a política cambial da China. Para as autoridades americanas, a constante desvalorização da moeda chinesa gera uma "competição desleal" no mercado
Para a imprensa oficial chinesa, o "ataque" à política cambial do país deve-se às eleições. "As opiniões dos defensores do projeto de lei são coniventes e superficiais", argumenta a agência.
Com informações do
Leia mais