Ibope anuncia que não vai mais divulgar ou confirmar dados de audiência para a imprensa

Ibope anuncia que não vai mais divulgar ou confirmar dados de audiência para a imprensa

Atualizado em 20/02/2008 às 16:02, por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA.

Por O Ibope divulgou nesta quarta-feira, 20, um comunicado explicando que a empresa IBOPE Mídia não tem como praxe divulgar índices de audiência para a imprensa. A única exceção é o Top 5 (ranking semanal dos cinco programas mais assistidos de cada uma das emissoras brasileiras de TV aberta divulgado no portal Almanaque IBOPE), Mídia Dados e Anuário de Mídia.

Portanto, a partir de agora, os jornalistas que entrarem em contato com a assessoria de imprensa do Ibope - a Ketchum Estratégia - solicitando a verificação de dados, serão atendidos apenas se "tiverem em mãos os dados atribuídos ao IBOPE Mídia, bem como praça, período e faixa horária a que eles se referem, independente da fonte utilizada para obtê-los", informou a nota.

O Ibope já enfrentou problemas com divulgação de dados de audiência, como a suposta divulgação de uma pesquisa sobre médias de audiência das principais emissoras de TV aberta do país. Divulgada no dia 11 de janeiro de 2008 pelo jornal O Estado de S. Paulo , a pesquisa apontava crescimento de 18% da Record e 10% da Band, além de uma queda de 16% do SBT e 13% da Globo. A Rede TV! teria permanecido estável.

O Ibope declarou não ter lançado "estudo algum sobre audiência das emissoras brasileiras de TV aberta", e afirmou não fornecer esse tipo de informação para a divulgação na mídia. "Nesse caso específico, não fomos consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo para validar os dados obtidos pela repórter", disse.

Em nota, o Ibope afirma que sempre procurou checar as informações para validá-las ou não, e que a prática "tem o objetivo de evitar erros na publicação de informações distorcidas, que muitas vezes chegam aos jornalistas sem o nosso conhecimento prévio".

De acordo com a assessoria de imprensa do Ibope, a nova política pretende tornar o relacionamento com os jornalistas e os meios de comunicação mais transparente, facilitando a divulgação oficial dos dados. Desde janeiro de 2008 o IBOPE Mídia não confirma percentuais de oscilação de audiência.

A partir de agora, "serão confirmados exclusivamente os índices extraídos diretamente do software Media Workstation. A confirmação sempre acontecerá considerando números com duas casas decimais e não haverá arredondamento". As únicas exceções desse critério de arredondamento serão as divulgações regulares.