Folha reitera que ação contra Falha de S.Paulo não é censura
Folha reitera que ação contra Falha de S.Paulo não é censura
Atualizado em 27/12/2010 às 13:12, por
Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.
Folha reitera que ação contra Falha de S.Paulo não é censura
Por Procurada pela reportagem do Portal IMPRENSA, o Grupo Folha da Manhã S/A respondeu que não há qualquer tipo de censura aos criadores do site Falha de S.Paulo, que parodiava o jornal mais famoso da empresa, a Folha de S.Paulo . Segundo a empresa, "na própria ação, o jornal deixa claro que não se opõe à sátira e que não tem a intenção de criar obstáculos ao conteúdo do blog".Na semana passada, a entidade de defesa de liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras (RSF) condenou a decisão do grupo em mover ações contra os criadores do site. Em comunicado, a entidade afirmou que a movimentação da empresa contra o site "ilustra um novo tipo de censura".
Segundo o jornal, a empresa "entrou com ação civil contra os criadores do blog mencionado para cessar o uso de seu logotipo e de nome de domínio virtualmente idêntico ao do jornal".
A Folha reiterou sua posição em favor livre opinião, afirmando que tem conduta pautada pela liberdade de expressão e que atua nos limites da lei.
Sobre a segunda ação que pleiteia indenização por danos morais, cujo valor ainda será definido, a Folha não se pronunciou.
Para a RSF, caso a Folha vença a segunda ação e a liminar que embargou o site seja mantida, "será criado um precedente perigoso em relação ao direito à caricatura, parte integrante da liberdade de expressão e de opinião".
Leia mais






