Globosat lança Premiere Rural e transmite rodeios de Barretos ao vivo

Globosat lança Premiere Rural e transmite rodeios de Barretos ao vivo

Atualizado em 04/08/2005 às 15:08, por Felipe Schmidt/Textual Serviços de Comunicação.

Por


- Canal pay-per-view estréia na Net na quinta-feira, dia 11 de agosto, e pode ser adquirido a partir do dia 8

- Primeiro evento a ser exibido será a Festa do Peão de Barretos, durante três semanas seguidas

- A apresentação será feita por Amanda Françoso os comentários por Esnar Ribeiro

Depois do futebol no Premiere Esportes, uma outra paixão nacional passará a ser exibida em pay-per-view pela Globosat. A programadora lança na quinta-feira, dia 11 de agosto, o canal Premiere Rural, que estréia exibindo ao vivo as três semanas de rodeios em Barretos. O evento atrai aproximadamente 1 milhão de pessoas ao interior paulista e em 2005 completa 50 anos. O canal terá a jornalista Amanda Françoso como apresentadora e o ex-peão Esnar Ribeiro como comentarista. O Premiere Rural poderá ser adquirido a partir de segunda-feira, dia 8. Em 2006, serão exibidas todas as seis etapas do Circuito Nacional de rodeios.

"O canal foi criado para atender uma parcela significativa da população brasileira. Os rodeios movimentam cerca de dois bilhões de dólares anualmente no Brasil. Levam aproximadamente 27 milhões de pessoas aos quase dois mil eventos desse esporte que acontecem por ano no país. Existe uma demanda considerável nesse mercado", diz Elton Simões, diretor dos canais pay-per-view e a la carte da Globosat.

O canal vai exibir ao vivo os três rodeios de Barretos. O primeiro será comemorativo pelos 50 anos do evento e acontece de 11 a 14 de agosto, o segundo equivale à última e mais famosa etapa do Circuito Nacional de rodeios e vai de 18 a 21, e o terceiro será uma disputa internacional realizada entre os dias 25 e 28. Quando as provas não estiverem acontecendo, serão exibidas matérias, sob o comando de Amanda Françoso, com personagens presentes e os melhores momentos da semana anterior.

"Estou muito empolgada com esse trabalho. Os rodeios têm um público enorme e fiel, mas é quase impossível que um mesmo fã compareça a todos os eventos. Por isso, a idéia é que o assinante tenha todas as informações possíveis, para que se sinta dentro da arena", analisa Amanda.

Em 2006 já está confirmada a transmissão das seis etapas do Circuito Nacional de rodeios: Jaguariúna (SP), Fernandópolis (SP), São José do Rio Preto (SP), Americana (SP), Rio Verde (GO) e Barretos (SP). As provas exibidas pelo Premiere Rural nos eventos são as de touro, três tambores, bareback (berbeque), sela americana, team penning e cutiano (ver descrições das provas abaixo).

O Premiere Rural se somará aos outros canais pay-per-view e a la carte veiculados atualmente pela Globosat. São eles Premiere Esportes, Premiere Combate, Premiere Shows, Sexy Hot e For Man, além do site de jogos online Premiere Games.

Modalidades que serão exibidas pelo Premiere Rodeios:

TOURO
O tempo de permanência em cima do animal é de oito segundos e o competidor mantém-se equilibrado com uma mão amarrada à corda e a outra livre para o alto, não podendo tocar no touro. Após "parar no touro" (permanecer os oito segundos) o peão recebe nota de 0 a 100, sendo que 50 pontos são dados para o desempenho do peão e os outros 50 pontos para o desempenho do touro.

TRÊS TAMBORES
A prova é praticada exclusivamente por mulheres. Une habilidade e velocidade.
As competidoras fazem um percurso contornando três tambores, em uma seqüência pré-estabelecida, contra o relógio. Derrubar o tambor implica punição de cinco segundos acrescidos ao tempo final.

BAREBACK (BERBEQUE)
Montaria em pelo, em cavalo, originária dos Estados Unidos. Nela o competidor, na saída do curral, posiciona as esporas (sem pontas) no pescoço do animal. Em movimento sincronizado, o competidor puxa as esporas, fazendo com que as pernas alcancem a alça do bareback, uma espécie de alça de couro posicionada no garrote do cavalo. A prova é de oito segundos e neste tempo o competidor tem que ficar sobre o animal. A posição do competidor durante a montaria é quase horizontal.

SELA AMERICANA
É o estilo de montaria, em cavalos, mais antigo do rodeio americano. É considerada a modalidade mais técnica, que envolve muita habilidade pelo seu praticante. Numa sela sem pito, o competidor mantém-se num ponto de equilíbrio, segurando com uma mão uma corda de aproximadamente 1,20m. A outra mão não pode tocar em nenhuma parte do animal. A prova dura oito segundos.

CUTIANO
Montaria em cavalo, o estilo cutiano é uma prova tipicamente brasileira que dura oito segundos. Usando um arreio, o competidor segura uma corda amarrada na peiteira do cavalo, enquanto a outra mão permanece livre não podendo tocar no animal.

TEAM PENNING

Nesta prova, um time de três cavaleiros deve separar três cabeças de gado identificadas por número em um rebanho e colocá-las num curral do lado oposto da arena. É dado aos competidores um tempo limite de 120 segundos para cumprir a tarefa. O tempo começa a contar quando o focinho do primeiro cavalo cruza a linha de partida, e termina quando o gado separado estiver dentro do curral. Caso mais reses saiam da área inicial, a equipe é desclassificada.

Premiere Rural - disponível pela Net (0800 726 0800)

Textual Serviços de Comunicação - (21) 2511-4066

Bernardo Pires Domingues
Felipe Schmidt (felipe@textual.com.br)