Gastos de deputados passam a ser publicados no site da Câmara

Gastos de deputados passam a ser publicados no site da Câmara

Atualizado em 17/02/2009 às 12:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A Câmara dos Deputados aprovou medida que visa dar mais transparência aos gastos dos deputados federais. A intenção é de que sejam publicadas todas as notas fiscais relativas aos gastos dos parlamentares, que têm a ver com a verba indenizatória. Os gastos serão disponibilizados via internet, através do site da Câmara, e começam entrar no ar em 45 dias.

Agência Brasil
Michel Temer (PMDB-SP)
De acordo com Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Casa, o prazo de 45 dias teria sido pedido pelos técnicos para que fosse possível a inclusão dos dados e informações e sistema. Ainda segundo Temer, ficarão disponíveis o número da nota fiscal, o local onde foi feita a compra, o valor e a natureza da despesa.

Os dados, no entanto, não incluem as despesas já realizadas, somente àquelas realizadas a partir do mês abril. "Se isso não trouxer mais transparência a Casa, não saberemos mais o que fazer", disse Temer, segundo informa a Agência Brasil.

Os deputados têm direito a uma verba de indenizatória de R$ 15 mil por mês, com gastos referentes à alimentação, combustível e assessoria. Segundo Rafael Guerra (PSDB-MG), primeiro secretário da Câmara, a idéia é de que as despesas seja reduzidas, não ampliadas. "A verba indenizatória sempre foi foco de polêmica. A incorporação tem repercussões políticas e econômicas. Vou fazer um estudo sobre o efeito financeiro, não só aqui, mas em cascata nas assembléias nos estados", afirmou.


Leia mais

-
-