Fotógrafo alemão expõe o nu chinês no Foto Arte 2007

Fotógrafo alemão expõe o nu chinês no Foto Arte 2007

Atualizado em 10/12/2007 às 17:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Na próxima quarta-feira (12), o fotógrafo alemão, Frank Rothe, estará em Brasília, no Foto Arte 2007, para inaugurar a exposição "Naked China". A mostra estará aberta até o dia 25 de dezembro, na galeria do Espaço Cultural Contemporâneo (ECCO).

Rothe ultrapassou o clichê que, normalmente, está presente em nossos pensamentos sobre os chineses e retratou jovens e idosos habitantes de Beijing e Shanghai sem roupa. "Um bilhão e meio de pessoas e os novos políticos da China podem dar ao país o poder de regular o mundo para o futuro próximo. Mas quem são eles? Os Chineses? Tirar suas roupas foi um dos meus primeiros pensamentos quando eu comecei com o projeto", afirma o fotógrafo.

A nudez é tradicionalmente um tabu na China e fica claro que as pessoas fotografadas não são modelos profissionais: algumas estão tímidas, algumas se viram, alguass quase não olham para a câmera e outros tiram apenas parcialmente as roupas. Dessa forma, Rothe prova o velho ditado sobre a beleza colocada pela imperfeição.

A China, indiscutivelmente, mantém tradições, cidades super lotadas, e uma economia que cresce tremendamente. Por essa razão, do lado de cada retrato, Rothe coloca uma fotografia da cidade, apresentando as pessoas, o trânsito, ou as batalhas armadas de cada uma delas.

Leia mais: