Espetáculo criativo leva lições de prevenção ao câncer de mama para escolas públicas de São Paulo

Espetáculo criativo leva lições de prevenção ao câncer de mama para escolas públicas de São Paulo

Atualizado em 26/11/2007 às 15:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Apresentações lúdicas com uma história dentro da outra, atores e atrizes trocando de papel e mistura de teatro e dança são assistidas sob o olhar fascinado de alunos, entre oito e dez anos, das escolas públicas de São Paulo. O objetivo do projeto é proporcionar a educação e prevenção ao câncer de mama precoce.

Dessa forma, o espetáculo "Contação de histórias", idealizado pelo Instituto Se Toque, visitará as instituições de ensino até o dia 13 de dezembro. Em cerca de 30 minutos, os artistas apresentam histórias sobre um casal com filhos que vai buscar, na escola, informações para tratar de um nódulo que aparece no seio da mãe. O curioso é que não há, em nenhum momento, referência à palavra "câncer".

"O espetáculo foi a forma que encontramos para abordar um tema tão delicado junto às crianças, de forma lúdica, criativa e interessante", explica Alexandre Travassos, diretor do instituto. "

A idéia é que as crianças assimilem a importância da prevenção ao câncer de mama desde cedo, e levem esse conhecimento para casa. Após as apresentações, as crianças recebem de presente o "Colar da Vida" - símbolo do combate ao câncer de mama precoce - para que entreguem às suas mães e irmãs, junto a folhetos explicativos.