Entrevista da Folha que denunciava mensalão completa seis anos

A Folha de S. Paulo divulgou, há seis anos, a entrevista com o então deputado Roberto Jefferson, que denunciou o esquema do mensalão. Leia nota completa.

Atualizado em 06/06/2011 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

A entrevista com Roberto Jefferson, revelada pela Folha de S.Paulo, e deu inicio à crise política do mensalão, completa seis anos, nesta segunda-feira, 6 de junho, informa o primeiro caderno da Folha de hoje. "PT dava mesada de R$ 30 mil a parlamentares", foi a manchete no dia da publicação, também uma segunda-feira.
Considerada um dos marcos na história de jornalismo político da Folha, a polêmica entrevista com o presidente nacional do PTB e então deputado Roberto Jefferson, concedida para Renata Lo Prete (editopra do jornal na época), fez cair políticos de alto escalão durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula.
Jefferson denunciou o esquema do mensalão, em que foi comprovado que o governo pagava mesada de 30 mil reais a membros da base aliada para obter apoio no Congresso. Após a revelação, Jefferson e José Dirceu, chefe da Casa Civil, sofreram cassações a seus mandatos. "É mais barato pagar o exército mercenário que dividir o poder", declarou Jefferson na entrevista.
É possível acessar na íntegra as entrevistas e reportagens reveladas pela Folha no do jornal.