Emissora da China contraria controle do governo e mostra ataque contra Wen Jiabao

Emissora da China contraria controle do governo e mostra ataque contra Wen Jiabao

Atualizado em 03/02/2009 às 17:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Contrariando as práticas adotadas pelo controle de mídia do governo da China, uma emissora do país mostrou imagens de um homem lançando um de seus sapatos no primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, durante visita do premiê à Grã-Bretanha. A medida causa estranheza, pois normalmente os meios de comunicação da China não noticiam incidentes embaraçosos envolvendo autoridades.

Em princípio, a mídia do país fez relatos tímidos sobre o ocorrido, referindo-se apenas a um "incidente" com o primeiro-ministro, sem divulgar maiores detalhes. No entanto, sem qualquer tipo de edição, as imagens do ataque foram mostradas durante o principal jornal noturno da CCTV.

Nas cenas transmitidas pela CCTV, informa a Agência Estado, a câmera permanece fixa no premiê Wen Jiabao, mas depois mostra o manifestante sendo removido do auditório da Universidade Cambridge. É possível ouvir os gritos do manifestante, bem como o som do sapato atingindo o palco. O manifestante ainda não foi identificado.

O premiê chinês interrompeu sua apresentação e declarou: "Professores e alunos, este tipo de truque sujo não é capaz de pôr fim à amizade entre os povos chinês e britânico". Ao final da declaração, Wen Jiabao foi aplaudido.

Leia mais