Emissora alemã DW completa 65 anos
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica} A emissora internacional alemã Deutsche Welle (DW) comemora 65 anos nesta terça-feira (5).
“Se não nos opuséssemos à distorção e às falsas notícias que as pessoas tentam promover, não estaríamos longe de uma situação em que a supressão e a falsificação de fatos poderiam ser consideradas oportunas", disse Merkel. "É por isso que eu gostaria de elogiar o que vocês fazem."
Em seu discurso, Peter Limbourg, diretor-geral da DW, disse que “em crises, guerras e conflitos, as pessoas se voltam para nós. Elas sabem que serão informados de forma abrangente, honesta e confiável. Aos olhos dos autocratas, somos perigosos.".
A DW iniciou as suas atividades, em 1953, como emissora de rádio em ondas curtas com transmissão exclusiva em alemão. Já em 1954, as primeiras línguas estrangeiras foram adicionadas. A redação brasileira foi criada oficialmente em 1962. Em 1992 veio a televisão e, logo depois, os serviços na internet.
"Os tempos das ondas curtas eram bem mais fáceis", comentou Limbourg que acrescentou: "Era possível alcançar todos os cantos da Terra. Hoje, a transmissão de conteúdo aos espectadores, ouvintes e usuários é muito mais complexa. "Mas, por meio da internet, das redes sociais e da nossa rede de parceiros, temos a chance de alcançar muito mais pessoas do que antes", afirma Limbourg.
Atualmente, a emissora possui canais regionais em inglês, alemão, árabe e espanhol, além de conteúdos de rádio, internet e dispositivos móveis em 30 idiomas. Atualmente, a empresa conta com cerca de 3 mil jornalistas – contratados ou freelancers – provenientes de 60 países.
Leia mais
J






