Em carta, Yoani Sánchez pede ajuda de Lula para vir ao Brasil

Em carta, Yoani Sánchez pede ajuda de Lula para vir ao Brasil

Atualizado em 26/03/2010 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A blogueira cubana Yoani Sanchéz endereçou uma carta ao presidente Lula, pedindo intervenção do governo federal para que ela possa deixar a ilha. Personagem de um documentário brasileiro sobre liberdade de expressão, Yoani quer vir ao Brasil para a estréia da obra, marcada para o dia 1º de junho.

Divulgação
Yoani Sanchéz

"O senhor tem dado mostras de que confia na boa-fé do governo cubano. Para manter viva essa confiança, o governo cubano não recusaria uma solicitação do amigo", escreveu Yoani no documento, datado do dia 14 de março.

"O senhor estaria pedindo o que para qualquer brasileiro -e para qualquer ser humano -é um direito inalienável". Segundo Yoani, autora do blog Generación Y, o governo brasileiro "sempre mostrou ser fiel aos governantes cubanos e esta é a sua oportunidade de mostrar que está do lado do povo cubano".

Com acesso restrito à internet, Yoani -colunista da revista IMPRENSA - escreveu a carta e enviou por correio a uma amiga, que a escaneou e mandou, via email, para o documentarista Dado Galvão. Ele ficou responsável por fazer contato com políticos brasileiros.

Segundo informou o jornal O Globo, Galvão recebeu a carta na última terça-feira (23) e ficou de entregá-la ao governador da Bahia, Jaques Wagner. A intenção é fazer com que o político interceda junto ao presidente do Brasil.

Nos últimos anos, a blogueira foi impedida de deixar a ilha em pelo menos quatro ocasiões. Em uma delas, o governo de Cuba se recusou a liberá-la para vir ao Brasil para o lançamento de seu livro, "De Cuba com Carinho", publicado pela editora Contexto. Sem a intervenção do Brasil, Yoani acha pouco provável que o governo a deixe sair da ilha.

Leia Mais

-