Demissões em massa na imprensa portuguesa são alvo de críticas de políticos do país
Considerado o principal veículo de imprensa do norte de Portugal, o Jornal de Notícias, que pertence ao Global Media Group e tem sede na cidade do Porto, anunciou no fim de novembro o plano de demitir mais de 40 jornalistas.
Atualizado em 04/12/2023 às 20:12, por
Redação Portal IMPRENSA.
A decisão foi criticada hoje por grande parte dos vereadores da Câmara do Porto. Durante reunião pública do executivo municipal, os políticos se mostraram solidários com os profissionais de imprensa e defenderam a importância do diário para a cidade e a região.
“É com tristeza e preocupação que assisto a esta situação”, afirmou Rui Moreira, presidente da casa, acrescentando que o título sempre deu dinheiro ao Global Media Group e é líder de audiência no norte de Portugal, que é considerado uma das regiões mais desenvolvidas do país. Crédito: Reprodução Pertencente ao Global Media Group, Jornal de Notícias vai demitir 40 profissionais de sua redação Do Partido Socialista, a vereadora Rosário Gambôa também mostrou-se preocupada com as demissões em massa e defendeu a importância do Jornal de Notícias. “É um jornal que tem uma cobertura importante, que é de alguma forma a voz do norte de Portugal”, afirmou.
Último grande jornal do norte de Portugal
Por sua vez, a vereadora Ilda Figueiredo, da Coligação Democrática Unitária (CDU), destacou a necessidade de todos os membros do executivo estarem “solidários na defesa do Jornal de Notícias, o último grande jornal diário que há no norte”.
Pelo PSD, o vereador Alberto Machado salientou o papel histórico do diário e sua preocupação com o impacto da demissão em massa na “qualidade deste meio de comunicação”.
Os jornalista do Jornal de Notícias vão realizar uma greve esta semana e criaram uma petição contra as demissões.
Intitulada “Somos JN — Em defesa do Jornal de Notícias, do jornalismo e das pessoas”, a iniciativa informa que, além dos 40 jornalistas, dezenas de outros profissionais do veículo devem ser demitidos.





