Com foco em ciência, série da Amazônia Real estreia no YouTube com cinco episódios

A agência Amazônia Real lança em seu canal no Youtube, nesta sexta-feira ( 9 dez/22), a série de documentários “Ciência na Amazônia”. A série tem cinco episódios e estreia abordando a vida e as pesquisas do ecólogo Philip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Atualizado em 08/12/2022 às 15:12, por Redação Portal IMPRENSA.


Com direção e roteiro de Kátia Brasil, jornalista e uma das fundadoras da Amazônia Real, o episódio também será apresentado na TV aberta, no canal TVT São Paulo, na noite de sábado (10 dez/22), no programa Megafone. Crédito:César Nogueira / Reprodução Amazônia Real Philip Martin Fearnside, do Inpa: atuação em defesa da floresta e de seus povos reconhecida internacionalmente Cada um com cerca de 20 minutos, os outros quatro episódios da série serão lançados até janeiro e contemplam, respectivamente, o trabalho da antropóloga e linguista Ana Carla Bruno, também do Inpa; do epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia; da historiadora Patrícia Melo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e do antropólogo João Paulo Barreto, fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.
As gravações foram feitas em meio às eleições deste ano e trazem depoimentos dos pesquisadores sobre temas como o silenciamento forçado durante o governo Bolsonaro, além de negacionismo, ataques e falta de recursos para avançar em suas pesquisas.
“São pessoas inspiradoras para a ciência brasileira dentro de suas profissões e que devem ser reverenciadas pelas futuras gerações”, diz Kátia Brasil, acrescentando que ficou emocionada em diversos momentos das entrevistas e da edição do material.
A série foi produzida no âmbito da chamada pública “O papel da ciência no Brasil de amanhã”, realizada pelo Instituto Serrapilheira para apoiar financeiramente projetos jornalísticos sobre as relações entre ciência, política, economia, saúde e cultura.