CIB envia resposta à coluna publicada no Portal IMPRENSA

CIB envia resposta à coluna publicada no Portal IMPRENSA

Atualizado em 30/04/2008 às 19:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quarta-feira (30/04), o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) enviou ao Portal IMPRENSA carta-resposta à citação da entidade na coluna do Prof. Wilson da Costa Bueno, publicada na última terça-feira (29/04), sob o título " ".

Confira, abaixo, a íntegra da carta:

"São Paulo, 30 de abril de 2008

Ao Portal Imprensa.

Caro editor,

Com relação ao artigo de Wilson da Costa Bueno publicado no Portal Imprensa no último dia 29 de abril, "Os fantasmas da imprensa brasileira", que cita diretamente o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), gostaríamos de esclarecer o seguinte:

O CIB sempre foi transparente quanto à sua missão e às suas apoiadoras. Não há "suspeita" a ser levantada sobre sua atuação, uma vez que sua missão e a lista completa de apoiadores pode ser encontrada facilmente no site . Vale ressaltar que nessa lista figuram grandes pólos de produção científica nacional, como o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), o Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (IFSC-USP) e a Cooperativa Central Agropecuária de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico (Coodetec), entre outros.

Parte do trabalho de divulgação sobre a biotecnologia passa, sem dúvida, pelo contato constante com a imprensa de todo o País. Contudo, esse relacionamento sempre foi pautado pela ética e acreditamos que a isenção da imprensa é essencial para a boa informação do público. Vale ressaltar que o CIB e os seus mais de 75 conselheiros não-remunerados, especialistas em diversas áreas ligadas à biotecnologia, são procurados pela imprensa constantemente por serem referência em seus setores.

Por fim, é preciso dizer que o CIB está empenhado em valorizar a agricultura, e não o contrário. A biotecnologia agrega benefícios aos agricultores, o que é comprovado pelo constante crescimento da área plantada com transgênicos no Brasil e no mundo. Além disso, o CIB não contaria com tantos conselheiros das mais relevantes instituições de pesquisa em agricultura do país caso tivesse como objetivo prejudicar essa atividade.

Diante de tais esclarecimentos, solicitamos a publicação deste posicionamento no Portal Imprensa para garantir a plena informação dos leitores.

Atenciosamente,

Alda Lerayer
Diretora Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) ".