Protesto: Jornalista brasileiro promete urinar em bandeira americana, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro

Protesto: Jornalista brasileiro promete urinar em bandeira americana, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro

Atualizado em 31/01/2007 às 17:01, por Lucas Krauss / Redação Portal IMPRENSA.

Protesto: Jornalista brasileiro promete urinar em bandeira americana, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro

Por No último domingo (28/01), o programa "Fantástico", da Rede Globo, mostrou imagens de um apresentador de televisão norte-americano urinando em uma bandeira brasileira. Cristopher Antal, conhecido como "O Gambá", apresentador de um canal a cabo na cidade de Marlboro - nas proximidades de Boston - aparece em seu programa mensal, reprisado quatro vezes por semana, jogando uma bandeira brasileira no chão e urinando sobre ela.

Antal é conhecido em sua cidade por sua aversão a brasileiros, já que, segundo ele, a numerosa colônia brasileira que lá reside "rouba" empregos da população local.

Revoltado com a atitude do apresentador norte-americano, o jornalista brasileiro Glauro Torres, 50, promete fazer o mesmo sobre a bandeira americana, nesta sexta-feira (02/02), às 15h, como uma espécie de retaliação à ação de Antal.

Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Torres - ex-editor do jornal O Real , de Saquarema, região dos Lagos no Rio, com passagens pela Rádio Bandeirantes AM e pelo jornal Imprensa Livre , também de Saquarema - explica seus motivos e de que maneira será realizado tal protesto.

IMPRENSA - Como começa essa história?
Glauro Torres - No domingo passado, eu estava assistindo ao "Fantástico", na Globo, e vi um cidadão urinando em cima da bandeira brasileira. A Globo mostrou as cenas de um apresentador de TV nos EUA que pendurou a bandeira brasileira em uma árvore com pregos e, em seguida, arrancou ela da árvore, jogou no chão e começou a urinar em cima dela. Parece que ele tem uma certa xenofobia a brasileiros que, segundo ele, roubam muitos trabalhos dos americanos na cidade dele (Marlboro). E não foi a primeira vez. Ele vem agredindo e insultando os brasileiros há várias edições do seu programa.

IMPRENSA - O governo brasileiro já se manifestou sobre o assunto?
Glauro - O Ministério das Relações Exteriores disse que não irá tomar nenhuma providência porque o ato não foi realizado no Brasil. Então, eu, como cidadão brasileiro, chefe de família, que paga impostos, vou me manifestar urinando sobre a bandeira americana, nesta sexta-feira.

IMPRENSA - Qual o local escolhido?
Glauro - Será na Praça Presidente Wilson, na calçada de frente ao Consulado Americano, aqui no centro do Rio de Janeiro. Já falei com os jornais O Dia, Extra, Meia Hora, Jornal do Brasil, e O Globo. De imagens, já falei com a Rede Bandeirantes e a RedeTV!. Só não sei se a Globo vai querer mostrar. A produção do "Fantástico" disse que pensaria sobre a pauta.

IMPRENSA - Já está tudo preparado? Já comprou a bandeira?
Glauro - Comprei uma flâmula oficial dos EUA, do tamanho de um jornal formato tablóide, mais ou menos. E já comprei a garrafinha também. Para evitar problemas ou ser preso por atentado ao pudor, vou urinar em uma garrafa, colocá-la dentro das minhas calças e despejar o líquido em cima da bandeira. Quero deixar claro que não tenho motivações partidárias nem segundas intenções, e não faço parte do MV Brasil (movimento nacionalista carioca que pretende acompanhar o jornalista no manifesto). Estou apenas indignado, como cidadão brasileiro, pelo fato de terem urinado no principal símbolo de nosso país, e quero dar o troco.

Confira trechos do vídeo, no site do "Fantástico", clicando