Artigo: Jornalismo em expansão, por Matheus Moura
Artigo: Jornalismo em expansão, por Matheus Moura
Artigo: Jornalismo em expansão , por Matheus Moura
Está em voga por estes tempos o questionamento a respeito do dito News Jornalism, ou melhor, Novo Jornalismo. Este por sua vez dentro de seus conceitos há divergências quanto a sua caracterização por parte dos estudiosos da área de comunicação. Alguns dizem ser textos jornalísticos com uma linguagem mais "romântica" próxima de contos policiais e outras literaturas. Os ditos "livros reportagens". Porém de uns tempos para cá há outras formas surgindo de news jornalism.Uma dessas formas é o webjornalismo. Forma essa que vem sendo desenvolvida devido a crescente modernização das redações espalhadas pelo país e mundo. O webjornalismo ou ciberjornalismo, ou ainda, qualquer que seja sua denominação, vêm crescendo junto com o desenvolvimento da tecnologia empregada na produção e difusão do produto notícia. Fato este não por mero acaso, visto que as técnicas de se fazer jornalismo se desenvolvem juntamente com o meio a qual estão inseridos. E este meio é o da linguagem.
Não há como os meios de comunicação entre os indivíduos se desenvolverem e a comunicação social ficar de fora. O desenvolvimento empregado na rede de comunicação online, ou ciberespaço, produz novas maneiras de se trabalhar a notícia o que amplia seu alcance e imersão por parte do receptor. Uma das maneiras de se ampliar essa imersão do indivíduo na notícia são os Bancos de Dados, comumente chamados no mundo globalizado de hoje de Databases.
Os bancos de dados são uma ferramenta a serviço do leitor/usuário e criador do comunicado no sentido de abranger o assunto tratado dando maior expansão ao que é exposto. Ele funciona da seguinte maneira: o repórter - ou qualquer outro escritor que use o recurso - cadastra seu texto e direciona referências a ele ligadas, assim a cada novo texto inserido com as mesmas referências automaticamente é correlacionado de forma que cada texto complete o outro, proporcionando assim um aprofundamento maior ao dito.
Portanto os databases aumentam o potencial informacional de determinado fato, a qual cria uma maior interação entre o usuário e o noticiado, além de modificar a produção da matéria jornalísticas. A mudança na produção dos textos se dá pelo fato de que, com o aumento de fontes espalhadas pela rede mundial de computadores, o profissional da notícia não fica mais limitando a fontes oficiais (órgãos governamentais; etc) podendo assim diversificar na busca por informação para completar ou mesmo fazer sua matéria.
A concluir, verifica-se assim que mais uma vez a produção jornalística é modificada pela expansão tecnológica. O que proporciona uma nova compreensão e produção do produto notícia, além de abrir espaço e modificar a interação entre emissor e receptor. Basta hoje uma maior difusão desta nova forma para haver um aumento na resposta do leitor. Fato este que, provavelmente, será consumado - caso as promessas sejam cumpridas - com o avanço da TV Digital.
Contato: saruom@gmail.com 





