Alfapress Comunicações lança projeto para descartar corretamente seu lixo reciclável

Alfapress Comunicações lança projeto para descartar corretamente seu lixo reciclável

Atualizado em 31/12/2008 às 09:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A Alfapress Comunicações, com sede em Campinas (SP), iniciou em dezembro o Projeto Reciclar, voltado para o uso ecologicamente correto de seu material reciclável.

A empresa utiliza uma grande quantidade de papéis diariamente, e todo este montante passará por coleta seletiva para ser doado à Cooperativa de Coleta e Manuseio de Materiais Recicláveis Nossa Senhora Aparecida (Preciclar), contribuindo para a geração de renda a 30 famílias em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho da Preciclar foi iniciado em novembro de 1999, com a implantação de alguns dias para entregas voluntárias de materiais recicláveis. Atualmente, a cooperativa atua em 12 bairros de Campinas, que reúnem cerca de 90 mil habitantes.

"A iniciativa da Alfapress é positiva, pois é uma conscientização socioambiental tanto da empresa quanto de seus funcionários. Além do benefício para a cooperativa, a cidade ganha muito com este tipo de ação. Desta forma, vamos ampliando esta rede de cosncientização em toda a sociedade", afirma Evani Tavares, presidente da cooperativa.

Além de uma destinação socialmente responsável ao material, a Alfapress também quer contribuir para uma mudança de mentalidade e de valores na área ambiental. Os benefícios da reciclagem para a sociedade e o meio ambiente são vastos e vão desde a diminuição da poluição do solo, da água e do ar até o aumento da vida útil dos já sobrecarregados aterros sanitários da região metropolitana de Campinas.

Além de uma destinação socialmente responsável ao material, a Alfapress também quer contribuir para uma mudança de mentalidade e de valores na área ambiental. O processo de reciclagem de papel, alumínio, aço e vidro ajuda a reduzir a poluição da água em até 80%.

Com o reaproveitamento do alumínio, a diminuição da poluição do ar atinge 97%, e na reciclagem do papel, 35%. Além disso, a reciclagem dos quatro materiais pode gerar uma economia no uso de energia e de água que varia de 4% a 97%.

Leia mais