Aécio Neves fala do avô, Tancredo, em especial da TV Cultura

Aécio Neves fala do avô, Tancredo, em especial da TV Cultura

Atualizado em 04/03/2010 às 15:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quinta-feira (04), quando o ex-presidente Tancredo Neves completaria 100 anos, a TV Cultura leva ao ar um documentário inédito contando sua trajetória pública e seu legado político. O programa vai ao ar na faixa do "Especial Cultura", às 23h, com apresentação da jornalista Laila Dawa.

Intitulado "Tancredo Neves: 100 anos de uma história", o programa especial traz reportagens de época, remontando fases de sua vida - como a conquista da presidência, seus mandatos como deputado, senador e governador -, além de imagens raras do arquivo da emissora e depoimentos recentes e exclusivos de pessoas ligadas ao político, como Aécio Neves, neto de Tancredo e atual governador de Minas Gerais.

Tancredo Neves nasceu em São João Del Rei, Minas Gerais, em 4 de março de 1910. Advogado, ingressou na política pelo Partido Progressista (PP), passou pelo Partido Social Democrático (PSD), Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Atuou como deputado estadual e deputado federal, ministro da Justiça e Negócios Interiores, diretor do Banco de Crédito Real de Minas Gerais e da Carteira de Redescontos do Banco do Brasil, secretário de Finanças do Estado de Minas Gerais, primeiro-ministro, com a instauração do regime parlamentarista, senador e governador de Minas Gerais, até ser eleito presidente da República, tendo o senador José Sarney como vice. Morreu antes de tomar posse, em 1985.