"A repaginação do mercado de revistas me motivou a mudar de setor", diz CEO da Abril S/A

Fábio Barbosa, presidente executivo da Abril S/A, disse que "o mercado de revistas continua tendo papel relevante para a sociedade"

Atualizado em 26/10/2011 às 10:10, por Luiz Gustavo Pacete.

Fábio Barbosa, presidente executivo da Abril S/A, disse que "o mercado de revistas continua tendo papel relevante para a sociedade". A declaração foi feita em um café na manhã desta quarta-feira (26), em São Paulo (SP). O evento reuniu profissionais do mercado anunciante para discutir tendências de comunicação pelo mundo. Realizado pela Associação Nacional dos Editores de Revista (Aner) e a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), essa foi uma das poucas oportunidades em que Barbosa falou diretamente ao mercado.

Divulgação Fábio Barbosa Após 16 anos presidindo o Santander, o executivo já trabalhou na Nestlé e presidiu o conselho da Febraban. Barbosa assumiu, em setembro, o desafio de dirigir a Abril S/A, em um dos principais momentos de profissionalização da companhia. "Junto com a Abril pretendo me repaginar na área profissional". Barbosa substituiu Giancarlo Civita, que passou a responder pelas operações da holding da família ao lado de seu pai, Roberto.
Barbosa diz que aceitou mudar de setor em função do desafio de repaginar a empresa. "Após 25 anos na área financeira e 16 na presidência do Real/Santander, quis mudar de vida, ir para outro setor". O executivo fez parte do conselho da Abril entre 2004 e 2007. "O que me fascina é o desafio que as revistas têm de se repaginar, sem perder a essência".
Para Barbosa, o setor de revistas desempenha um papel indiscutível e possui responsabilidade relevante dado a qualidade do conteúdo produzido pelas revistas e o desafio ante as novas tecnologias. "Eu, como anunciante até pouco tempo, sempre levei muito a sério o papel dessa mídia".
Interdependência
Barbosa também falou sobre a situação econômica mundial e a interdependência entre países. "Como ficou demonstrado, o mundo está interligado demais para lidar sozinho com seus problemas". Sobre o papel da Abril nesse contexto, ele destaca que a empresa "tem a responsabilidade de trabalhar com transparência na busca de não só informar, mas reforçar valores e instituições e, com isso, abrir caminho para que os anunciantes possam se comunicar de forma consciente".

Mercado anunciante
O café da manhã com o mercado aconteceu no ABA Summit, evento promovido pela ABA, que reúne profissionais para discutir e mostrar tendências pelo mundo.

Diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat e presidente da ABA, João Ciaco, reforçou que o evento traz às grandes marcas o que está acontecendo pelo mundo. "Nosso objetivo é mostrar ao mercado o que aconteceu durante o ano pelo mundo".

Roberto Muylaert, presidente da Aner, falou sobre a importância de se anunciar em mídia impressa e mostrou argumentos para isso. "Revista continua sendo uma mídia fantástica e os tablets representam a salvação do meio. O iPad chegou e reproduz maravilhosamente as publicações".
Leia mais