55ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo anuncia vencedores

55ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo anuncia vencedores

Atualizado em 19/11/2010 às 13:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Os vencedores da 55ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo foram anunciados na última quinta-feira (18), durante uma cerimônia que homenageava os finalistas da premiação no Rio de Janeiro (RJ). O trabalho dos jornalistas Karlos Kohlbach, Katia Brembatti, James Alberti e Gabriel Tabatcheik, "Diários Secretos", publicado no jornal Gazeta do Povo consagrou-se como o grande vencedor.

Duas comissões de julgamento, formada por 24 jurados ao todo, examinou o material que denunciava um esquema milionário de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Paraná. Os jornalistas levaram dois anos para concluir a reportagem, que teve grande repercussão no Estado e levou à prisão de dezenas de pessoas envolvidas no esquema.

O jornalista e apresentador Roberto Cabrini e sua equipe no SBT foram premiados com o Prêmio Esso de Telejornalismo, pela edição do programa "Conexão Repórter" que abordou casos de abusos sexuais cometidos por padres contra coroinhas na cidade de Arapiraca (AL). A matéria "Faroeste Carioca", publicada pelo jornal O Dia , venceu a categoria Fotografia (prêmio concedido ao jornalista Alexandre Vieira).

O repórter Leonardo Souza, do jornal Folha de S.Paulo , ganhou a categoria Reportagem, pelo trabalho "Dossiê traz Dados Sigilosos da Receita contra Tucanos", que relatou a obtenção ilícita de dados fiscais sigilosos de pessoas ligadas ao candidato José Serra (PSDB), durante a campanha eleitoral deste ano. Souza também venceu na categoria Informação Econômica, com a matéria "Sem Caixa, Governo Segura Restituições".

Outros vencedores da premiação foram o jornalista João Moreira Salles, da revista Piauí; Bárbara Carvalho, Fabrício Cardoso, Edgar Gonçalves Jr., Denis Pacher, José Werner e Patrick Rodrigues, do Jornal de Santa Catarina ; Gil Dicelli, d´ O Povo; Elohim Barros, Ricardo Calil, Lino Bocchini, Alex Cassalho, Camila Fudisaku, Thiago Bolotta, Caio Ferretti e Fujocka, da revista Trip ; Thiago Herdy, do Estado de Minas; Letícia Vieira, do jornal Extra ; Simone Kafruni, do Diário Catarinense ; e Fred Figueiroa e Juliana Colares, do Diário de Pernambuco.

O prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa foi concedido a Solano Nascimento, autor do livro "Os Novos Escribas", que faz uma análise quantitativa e qualitativa sobre reportagens investigadas publicadas pelos veículos de comunicação. Ao todo, a tradicional premiação do jornalismo brasileiro distribuiu um total de R$ 107 mil aos vencedores, sendo que o valor destinado à principal categoria - e que leva o nome do evento - é de R$ 30 mil.

Leia mais

-
-