Na próxima segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar, em uma sessão solene na Academia Brasileira de Letras (ABL), quatro decretos de promulgação do Acordo Ortográfico dos Países de Língua Portuguesa.
O novo acordo unificará as regras gramaticais de Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Na ocasião, ele também presidirá a cerimônia de celebração dos cem anos de morte do escritor Machado de Assis, primeiro presidente da entidade, fundada em 1897.
O presidente da ABL, Cícero Sandroni, afirmou que "com esses atos, Machado de Assis será duplamente exaltado: de um lado, a Academia lhe rende a mais expressiva homenagem neste ano em que celebramos o centenário de sua morte com dezenas de realizações, entre as quais exposição sobre sua vida e obra já visitada por milhares de pessoas, na sua maioria estudantes. E de outro, a assinatura pelo Presidente Lula dos decretos que promulgam o Acordo Ortográfico dos sete países lusófonos".
Segundo Sandroni, o ato concretiza uma aspiração de Machado de Assis, formulada no discurso de encerramento do ano acadêmico de 1897. O escritor disse que o objetivo da ABL era "ser a guardiã de nosso idioma, fundado em suas legítimas fontes - o povo e os escritores, todos os falantes de língua portuguesa".
O acadêmico Eduardo Portella será o orador oficial da solenidade, que já tem presença confirmada dos ministros da Educação (Fernando Haddad), da Cultura (Juca Ferreira), o Governador do Rio de Janeiro (Sérgio Cabral), os Embaixadores e Cônsules de Portugal, Angola e Moçambique.
O evento será a partir das 15h, no no Salão Nobre do Petit Trianon (Avenida Presidente Wilson, 203 - Castelo, Rio de Janeiro -RJ).
Leia mais
- Presidente de Portugal promulga novo acordo ortográfico
- Portal iG adota novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa