Jornalistas prestam homenagens ao Sinval de Itacarambi Leão, fundador de IMPRENSA

Redação | 12/08/2024 16:20

Pelas redes sociais, rádio, tv e sites e mensagens, jornalistas de todo o Brasil prestaram homenagens e agradecimento ao jornalista e publicitário Sinval de Itacarambi Leão, que faleceu em 5 de agosto, em decorrência da insuficiência cardíaca.


O jornalista Carlos Sardenberg dedicou o programa da CBN Brasil ao Sinval, destacando a importância da Revista IMPRENSA e o pioneirismo do Troféu Mulher IMPRENSA. Já o Jornal da Band relembrou sua trajetória profissional e contribuições ao jornalismo. 


“Sinval viverá sempre na minha memória como um colega que eu admirava, com o qual aprendi muito, e uma pessoa digna e generosa. Através das décadas de dedicação e trabalho árduo na Revista Imprensa e no Portal Imprensa, Sinval criou um legado importante: a tradição da necessária cobertura da indústria jornalística brasileira, que tanto beneficia jornalistas, executivos de mídia, professores e alunos de jornalismo”, escreveu o professor Rosental Calmon Alves do Knight Center

 

Em nota a AJOR diz que “sua contribuição para o desenvolvimento do campo jornalístico no país, bem como para a defesa da democracia e da liberdade de imprensa, sempre será lembrada”. A ABI e o Sindicato dos Jornalistas expressaram solidariedade aos familiares e amigos e homenagearam este profissional que deixou sua marca no jornalismo.

Crédito:Reprodução

A Agência Aids relembra da consciente da importância da pauta aids nas publicações que Sinval dirigiu. Ele concebeu o primeiro fórum nacional para discussão do tema. “O Sinval Itacarambi Leão criou em 1998 o primeiro Fórum Aids, Imprensa e Cidadania. Ele me convidou para ser curadora do evento. Foi a primeira vez que, no Brasil e na América Latina, reunimos jornalistas, ativistas, gestores e profissionais da área da saúde para pensarmos conjuntamente sobre a pauta HIV/Aids. Um momento importantíssimo de reflexão. Daquela reunião, veio a ideia de fundar uma agência de notícias sobre o tema. Percebi que a pauta merecia uma comunicação diária, feita por profissionais de comunicação. O evento foi o embrião para a criação da Agência Aids”, diz Roseli Tardelli.


O publicitário Fernando Vasconcelos lamentou a perda do amigo e profissional. “Como presidente do Sindicato dos Publicitário e colunistas, fui convidado a participar por quatro anos do prêmio Profissionais do Ano, criado por Sinval de Itacarambi. Foi um profissional competente, incansável e guerreiro em defesa da sua revista Imprensa.”


O jornalista Silvestre Gorgulho compartilhou mensagem enviada por Sinval referente à Medalha Juscelino Kubitschek, recebida em 2013. “Meu caro Silvestre: Recebi uma Comenda abençoada. Maria Estela Kubitschek e o governador Antônio Anastasia resgataram para o meu coração o tempo maravilhoso que vivi em Minas como Diretor da TV Globo. Tanto quanto o jornalismo que fiz em Minas, pude relembrar os festivais de música e teatro que realizei em terras mineiras. Ao receber a Medalha JK me lembrei, sim, na força que dei às iniciativas culturais de Minas. Mas, muito mais importante, me lembrei do quanto eu ganhei em emoção, em carinho e como profissional da imprensa nessa nossa Minas Gerais.”



Mural:

“Senti muito a morte de Sinval, um amigo antigo e muito querido. Um pregador do jornalismo de qualidade superior.”

Ricardo Noblat


"Estou sempre em pensamento com vocês por um homem que fez tanto pelo jornalismo e pelas mulheres." Sônia Blota (Band News)


“Lamento profundamente, ele foi uma pessoa incrível, cheio de ideias, empreendedor, batalhador.” 

Eliane Catanhede (Globo News)


"Meus sentimentos, o Sinval era um grande cara, um amigo como poucos. E um pai que adorava a família, de quem tinha um orgulho ilimitado. Com ele passei momentos inesquecíveis."

Milton Blay (França)


“Fez uma história importante nas lutas pela democracia e a imprensa”. 

Verónica Goyzueta (SUMAÚMA Jornalismo)


"Que tristeza. Sinval foi um defensor do jornalismo e da liberdade e da liberdade de expressão. Sabia valorizar os jovens e as mulheres jornalistas."

Katia Brasil (Amazônia Real)


“Sinval, jornalista fundador e editor da revista Imprensa, passou como profissional por vários órgãos da imprensa como TV Globo, Folha e tal. Foi briguento em todos os sentidos. Gostava do que era bom: Whisky, por exemplo.”

Assis Angelo (Blog)


“Fomos colegas em estudos de teologia no IFT em 1966, militantes da Executiva Nacional dos Estudantes de Teologia em 1967, companheiros de militância em grupos de esquerda que lutavam contra a ditadura. Sinval é conhecido por suas realizações no jornalismo, particularmente pela criação da revista Imprensa. Quando saiu da prisão, não conseguia encontrar trabalho, até ser descoberto po Carlito Maia que o levou para a Rede Globo para ser diretor de marketing do grupo.”

Jarbas Novelino Barato (Educador)


“Nossa gratidão pelo extraordinário legado do Sinval e da revista Imprensa”.

Sylvio Costa (Fundador Congresso em Foco)




Leia também:

Parte 1: Um destino nada convencional

Parte 2: Seu chefe está morto!

Parte 3: Somos presos políticos



Abaixo, os links das publicações:


Jornal da Band


Correio Braziliense


Poder360


AJOR


Sindicato dos Jornalistas de São Paulo


ABI


Agência Aids


Estado de Minas


O Liberal 


Última Hora


Revista Oeste


Grandes Nomes da Propaganda


Tribuna Livre Brasil


Portal do Jornalistas


Silvestre Gorgulo


Blog do Assis Angelo


Folha de S.Paulo