Fundador do Instituto Conhecimento Liberta, o empresário Eduardo Moreira comemorou o anúncio do influenciador digital Felipe Neto como sócio do ICL Notícias, como é conhecido o braço de jornalismo do negócio.
Com a entrada na socidade, Felipe Neto ocupará o conselho do ICL ao lado de Moreira e de Rafael Donatiello, fundador e CEO da empresa.
"Juntos podemos levar conhecimento e informação de qualidade para cada vez mais brasileiros”, disse Moreira.
Crédito: Reprodução ICL Notícias
Ainda segundo Moreira, a entrada do influenciador, que tem 17 milhões de seguidores no X, 46,5 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e também é sócio da produtora de conteúdo Play9, irá potencializar a difusão de conteúdo de qualidade, conhecimento e educação.
Mercado financeiro
Na mesma linha, Felipe Neto afirmou que sua intenção é aumentar o alcance do canal. "Quero usar de toda capacidade de influência que eu tenho para fazer com que o ICL vire um lugar que as pessoas vão confiar e não vão se deixar levar por uma mídia que, hoje, é controlada fundamentalmente pelo mercado financeiro”, disse Felipe Neto sobre a nova empreitada.
Contando com programação diária de jornalismo no YouTube, O ICL começou com foco no mercado de educação, oferecendo cursos em áreas como política, cultura, investimentos e empreendedorismo.
Em maio de 2023, Eduardo Moreira falou que ele e seu sócio Rafael colocaram dinheiro do própio bolso no início do negócio. Por sua vez, Rafael declarou ao jornal “Extra Classe”, do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul, que a receita da empresa com cursos é de R$ 35 milhões anuais. A estimativa foi publicada em outubro do ano passado.
Lançado em maio de 2022, o ICL Notícias busca oferecer um jornalismo progressista e conta em seus quadros com apoiadores declarados do presidente Lula, como o comentarista Xico Sá e o apresentador Chico Pinheiro.
Também atuam no canal Juliana Dal Piva, que realizou uma série de reportagens sobre as origens (nem sempre republicanas) do patrimônio financeiro da família Bolsonaro. Outros nomes de destaque são Guga Noblat, Juca Kfouri e Leandro Demori, também conhecidos pelas críticas a Bolsonaro e políticos de direita.
O ICL Notícias hoje conta 5 edições diárias, que vão ao ar das 7h às 18h. Além de política, o veículo conta com atrações focadas em entretenimento e espiritualidade. Neste caso, o destaque são as transmissões das missas do padre Julio Lancellotti, outro nome apreciado pela esquerda.