Iniciativa colaborativa de checagem de fatos liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e integrada por 42 veículos de comunicação brasileiros, o Projeto Comprova inicia hoje a verificação de conteúdos relacionados às eleições municipais de 2024.
A ideia é checar conteúdos virais suspeitos em redes sociais e publicar as verificações nos veículos participantes. A ação também oferecerá um canal de atendimento no WhatsApp para jornalistas de veículos que não fazem parte do projeto investigarem conteúdos suspeitos relacionados às eleições.
Com a mesma finalidade, a partir de agosto, jornalistas do Comprova oferecerão consultoria gratuita a colegas fora do projeto.
Crédito: Reprodução Comprova
Impacto
Presidente da Abraji, Katia Brembatti destacou a relevância da ação no âmbito do combate à desinformação eleitoral. “Muitas vezes, o foco da cobertura jornalística política fica nas eleições de âmbito federal, mas é no pleito municipal que acontecem as decisões que impactam mais diretamente a vida das pessoas."
Mais de 300 repórteres já receberam treinamento do Comprova para investigar desinformação e participar de investigações colaborativas. O projeto também oferece a jornalistas o Programa de Residência do Comprova, que em sua terceira fase vai receber participantes da Jornada Galápagos de Jornalismo.
Voltado a estudantes e profissionais, o projeto é organizado pela Galápagos Newsmaking, empresa de mídia criada em 2019 pela jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril, que tem ênfase em diversidade e aborda o impacto da inteligência artificial no jornalismo e a cobertura de pautas ligadas a boas práticas ambientais, sociais e governamentais (ESG).