GlobalFact 11 reúne organizações de fact checking de 80 países, incluindo o Brasil

Redação Portal IMPRENSA | 26/06/2024 14:40
Promovido pela Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN, na sigla em inglês), o GlobalFact 11 começou a ser realizado hoje, em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina.

Contando com a participação de 130 organizações de verificação de fatos, provenientes de 80 países, inclusive o Brasil, o evento busca debater a escalada de ataques e os desafios crescentes enfrentados pelos profissionais do setor, que envolvem especialmente o aumento do uso de plataformas de inteligência artificial generativa na produção e propagação de conteúdos desinformativos.

Nesse sentido, os participantes divulgaram uma declaração conjunta alertando sobre os impactos da IA no volume de conteúdos falsos e pedindo o fim dos ataques a verificadores de fatos.
Crédito: Reprodução
Principais palestrantes do GlobalFact 11; no ano que vem, evento será realizado no Brasil
Diretora da IFCN, Angie Drobnic Holan ressaltou que o documento busca afirmar que a atividade de verificação de fatos melhora os ecossistemas de informaçãoé e deve ser protegida no contexto das normas e regulamentações que salvaguardam a liberdade de expressão.

Declarações falsas

"É preocupante perceber que os verificadores de fatos de todo o mundo estão cada vez mais vulneráveis a ataques, muitas vezes coordenados, que incluem abuso verbal, doxxing, ameaças legais, pressão política e até violência física”, disse Angie, destacando incidentes ocorridos na Geórgia, Estados Unidos e Brasil.

A dirigente também falou sobre o assédio judicial contra o veículo de notícias filipino Rappler, fundado pela jornalista Maria Ressa, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e palestrante principal do Global Fact 11.

A IFCN também explorou o evento para criticar a forma como as plataformas de internet e redes sociais organizam e moderam as publicações de seus usuários.

Para a entidade, uma postagem não deve ser removida apenas porque é falsa. "Em vez disso, o público deve receber o contexto e a verificação adequados, para determinar a veracidade das alegações. Ao mesmo tempo, alegações falsas não devem ser recompensadas com popularidade ou viralidade."

A próxima edição do GlobalFact está programada para ser realizada no ano que vem, no Rio de Janeiro.