Projeto que deu origem ao Grupo ND, que hoje detém seis emissoras televisivas em Santa Catarina, além do portal de notícias ND+, o jornal impresso ND (com sede em Florianópolis), revistas e emissoras de rádio, a NDTV está completando 35 anos.
Fundada em 1989 pelo empresário Mario José Gonzaga Petrelli, a emissora já foi chamada de RIC Record, em referência à parceria com a terceira maior emissora de TV do Brasil e um dos principais grupos de comunicação paranaenses. Somente em 2019, com a criação de uma marca específica para o público catarinense, nasceu o nome NDTV.
Crédito: Reprodução
Jornalimo regional: NDTV possui seis emissoras em Santa Catarina
Além de um jornalismo diário reconhecido no estado por sua prestação de serviços, a empresa ostenta ao longo de sua história uma longa lista de reportagens especiais, contemplando temas como o bicentenário de Anita Garibaldi, a pesca da tainha e um inédito documentário sobre o bicentenário da imigração alemã no Brasil.
Questões culturais
Filho do fundador e atual presidente da emissora, Marcello Corrêa Petrelli avalia que o sucesso da emissora reside na aposta em jornalismo regional e prestação de serviço. “Cada região tem um valor enorme, sua inteligência, capacidade, competência, questões culturais e isso tinha que ser muito bem identificado, reconhecido, divulgado e valorizado. Tivemos essa visão."
Sobre a parceria com a Record, Petrelli afirma que ela é "a rede que mais abre espaço regional no país para as suas afiliadas". "Então esse conjunto é fundamental e maravilhoso."
Diretor de programação do Grupo ND, Marcelo Campanholo diz que a NDTV é lider de audiência em várias cidades catarinenses por invesitr em produtos especiais. “Contamos a história da imigração açoriana, falamos de Anita Garibaldi, mostramos a pesca da tainha, agora vem aí o bicentenário da imigração alemã no Brasil", adianta.
Em 2024 a NDTV lançou a plataforma digital NDPlay, que oferece a programação ao vivo das emissoras na internet. “O catarinense está cada vez mais conectado e mais fragmentado nas relações, tecnologias, canais e ferramentas que utiliza. Com essa novidade, a NDTV estará em todos esses meios", conclui Jean Oliveira, diretor de digital e inovação do Grupo ND.
Leia também