Inscrições para bolsas de jornalismo da Jeduca vão até 20 de julho

Redação Portal IMPRENSA | 06/06/2024 14:17
Realizado pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) em parceria com a Fundação Itaú, o Edital de Jornalismo de Educação abriu ontem as inscrições, que podem ser feitas até 20 de julho, de sua 6ª edição. Serão oferecidas oito bolsas de R$ 10 mil cada para a produção de reportagens sobre educação pública no Brasil. Quatro delas serão escolhidas priorizando os impactos na educação pública da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul. 

Veículos e jornalistas de qualquer parte do país podem concorrer às bolsas. Mas pelo menos duas delas serão destinadas a profissionais residentes ou que trabalhem/indiquem para publicação veículos do Rio Grande do Sul. 
Crédito: Reprodução

“Entendemos que essa é uma forma de apoio aos jornalistas e veículos da região, que passam por um cenário extremamente difícil", diz Renata Cafardo, presidente da Jeduca, acrescentando que, além de atuais, pautas sobre os impactos da crise climática na educação são cada vez mais relevantes e urgentes no Brasil e no mundo.

Despesas adicionais

Além de remunerar os profissionais selecionados, o valor da bolsa pode ser usado para a apuração das reportagens. Neste caso, os jornalistas escolhidos também poderão solicitar até R$ 2 mil adicionais para cobertura de despesas com deslocamentos e profissionais adicionais (como designers e fotógrafos).

 Gerente de comunicação institucional e estratégica da Fundação Itaú, Ana de Fátima destacou que nesta edição do edital houve aumento do financiamento para a ampliação do número de bolsas e do valor de cada uma delas. "(fizemos isso) por entender e valorizar o trabalho do jornalismo profissional, a sua importância para informar a sociedade, especialmente em momentos tão desafiadores como esse que o Rio Grande do Sul está enfrentando."  

Para se inscrever é necessário exercer a profissão há pelo menos dois anos. Também é necessário apresentar um projeto com roteiro de apuração e carta de aprovação do editor do veículo no qual a reportagem possa ser publicada. 

Os projetos selecionados serão divulgados até o dia 5 de setembro e devem ser publicados até o dia 15 de dezembro de 2024. As inscrições podem ser feitas aqui